O pior desastre de inundações do Brasil ocorreu no Rio Grande do Sul, desde o fim do mês de abril, o que tirou a vida de 169 pessoas, continua-se a busca de 56 desaparecidos e mais 806 pessoas foram feridas.
Esse desastre no sul do Brasil, além de outras anomalias climáticas em outros locais podem causar escassez de alimentos no Japão.
Maioria do frango vendido no Japão vem do Brasil
Devido às recentes enchentes no Brasil, existe a possibilidade do preço do frango aumentar.
Isso ocorre porque o Brasil é responsável por aproximadamente 70% do frango importado pelo Japão, e a parte sul do Brasil, que é uma grande região produtora dessa ave, foi severamente danificada pelas fortes chuvas recentes.
Além disso, o estado é produtor de grande parte da ração para essas aves, por isso, o impacto é significativo.
Seguido da laranja brasileira, o café e a soja
Há escassez de suco de laranja brasileiro, que representa cerca de 60% do importado pelo Japão, e as vendas desse suco foram suspensas uma após a outra.
Além disso, também estão sendo sentidos os efeitos do intenso calor e da seca que duraram do outono de 2023 até este ano no Brasil.
O Brasil é responsável por mais de 30% dos grãos de café importados pelo Japão, mas o preço mais que dobrou em relação aos cerca de 2 mil dólares por tonelada em janeiro de 2023, passando a 4.338 dólares/ton. A consequência foi que os principais fabricantes de café do Japão aumentaram o preço em cerca de 20% em janeiro. E poderá ficar ainda mais caro.
E tem mais. Como a produção da soja diminuiu no país que fica do outro lado do mundo, que representa cerca de 20% da importação, o preço do óleo de soja poderá subir.
Fontes: ANN e Agência Brasil