Na quarta-feira (8), a Divisão de Controle de Drogas e Armas de Fogo do Departamento de Polícia Metropolitana e outras autoridades informaram sobre a prisão de 3 homens, todos canadenses, incluindo ジョバニー・ピアート, 39, ex-jogador de futebol e de endereço e ocupação desconhecidos; ジョシュア・オウス・アンサー, 35, e ルーベン・アクセル・チャールズ, 29, por contrabando de estimulante do país deles.
Segundo a polícia, os 3 repassaram no total 20 quilos de estimulante, equivalente a um preço final de 1,32 bilhão de ienes.
De acordo com a informação, esse contrabando de estimulante teria sido entregue e depois repassado por outro canadense, na faixa dos 40 anos, de Shinjuku, para um japonês da mesma faixa etária, de Edogawa-ku, Tóquio. Toda essa quantidade de droga foi apreendida na residência do japonês e os dois foram presos em abril.
Em relação aos 3 canadenses, a polícia os identificou analisando as câmeras de segurança nas imediações da residência do japonês. A droga encontrada com o japonês estava dentro de uma mala, dividida em 20 sacos de aproximadamente 1 quilo cada.
O Departamento de Polícia Metropolitana não revelou se os 3 canadenses admitiram ou não o contrabando, de Toronto, Canadá.
Suspeita-se que os 3 estejam envolvidos em uma organização de contrabando no Canadá e que a intenção era entregar essa quantidade de estimulante para uma outra organização criminosa do Japão. Por isso, a investigação continua.
Fontes: NTV, Sankei e Asahi