Enquanto esta quarta-feira (8) marque 1 ano desde quando o Japão rebaixou a covid-19 para uma categoria de doença infecciosa de menor risco que inclui a influenza sazonal, o país enfrentou surtos foras de época e maiores do que o normal de outras condições infecciosas no último ano.
Especialistas em doenças infecciosas estão pedindo às pessoas que implementem medidas básicas de prevenção, como lavar as mãos, visto que suas imunidades a patógenos além do coronavírus podem ter enfraquecido durante a pandemia da covid-19.
Em linha com o rebaixamento da Covid em maio de 2023, o Japão não realiza mais a contagem de ocorrências de covid-19 a nível nacional e começou a receber casos da doença de 5 mil instituições médicas designadas.
De acordo com o Ministério da Saúde, o número de casos de Covid reportados na semana até 21 de abril caiu pela 11ª semana consecutiva.
O país tem estado amplamente livre de grandes surtos de variantes da covid-19 desde o rebaixamento, com exceção da 9ª onda de infecção no verão passado e em alguns outros períodos.
Fonte: Nippon