Como já se sabe por causa da ampla divulgação, a qualquer momento em 30 anos poderá ocorrer o temido megaterremoto Nankai Trough. Por isso, quando tiver um alerta sobre ele não deve ser ignorado e deve buscar abrigo em um lugar seguro o mais rápido possível.
Porém, supondo que more em uma área vizinha àquela do suposto epicentro de um megaterremoto de magnitude 8. Supondo que ocorra na área que compreende a região Tokai e parte de Kansai. A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) ou algum outro órgão deverá emitir o alerta 南海トラフ地震臨時情報 巨大地震警戒, o qual se lê Nankai Trough Jishin Rinji Jouhou, Kyodai Jishin Keikai. Traduzindo livremente, informação extraordinária sobre o terremoto Nankai Trough, vigilância ao megaterremoto.
O que significa esse alerta extraordinário
Em uma reunião de revisão de avaliação de emergência realizada por especialistas, ficou decidido que quando a AMJ informar sobre a ocorrência de um terremoto com magnitude (Mj) 6,8 ou superior, na área presumida do Nankai Trough, ou de um com magnitude (Mw) 8 ou mais, será emitido esse alerta.
Além das pessoas dessa área buscarem um abrigo seguro, é para alertar a população da área vizinha ficar atenta pois existe a possibilidade de ocorrer um terremoto ainda mais forte no lado oposto, de magnitude maior do que o normal.
Diferença entre Mj e Mw
Essas duas siglas se referem à magnitude do terremoto. Porém, a expressão em Mj significa a medida e divulgada pela AMJ. A outra, a Mw é a do “momento”, expressando a magnitude com precisão.
O que fazer nesse caso
A recomendação é a busca por abrigo seguro o mais rápido possível, em uma semana. Repetindo, é necessário fazer uma evacuação antecipada.
Por isso, é necessário que cada família tenha a sua mochila de emergência preparada e constantemente revisada, pensando que isso é altamente possível de ocorrer.
O tempo de evacuação também é de uma semana.
Como saber para onde ir no caso de evacuação antecipada
É de extrema importância obter o mapa da área da cidade onde mora, pois as prefeituras devem disponibilizar esse tipo de informação, com designação das áreas mais seguras.
Risco de tsunami
Além disso, no caso da ocorrência de um terremoto dessa magnitude há risco de causar tsunami. Ele poderá chegar à costa em até 30 minutos. As áreas onde há risco de tsunami de 30 centímetros ou mais, estão com contramedidas prontas.
No entanto, isto não significa que todas as áreas designadas estejam sujeitas à evacuação antecipada.
As áreas sujeitas à evacuação antecipada são aquelas onde a segurança pode ser melhorada através dessa ação, em preparação para um tsunami que poderá acompanhar o próximo terremoto. Cada prefeitura decide sobre as áreas sujeitas à evacuação antecipada, especialmente dos idosos e pessoas com dificuldade de mobilidade.
Alerta de evacuação antecipada não é previsão
Passada uma semana não significa que a possibilidade de ocorrência de um terremoto de grande escala tenha diminuído. Por outro lado, pode ser que não desencadeie um tsunami e tampouco ocorra um terremoto pior na área oposta. É uma possibilidade com base do que já ocorreu no passado.
Esse alerta é muito importante para proteger a si mesmo e a sua família, de forma a preservar a vida.
Compartilhe esta informação com seus familiares e amigos para que todos fiquem atentos a esse tipo de alerta. Mas, sobretudo que tenham sempre a mochila de emergência e os itens que podem salvar a vida, pois o Japão é um país suscetível a desastres desse tipo.
Fonte: NTV