A ministra das Relações Exteriores do Japão, Yoko Kamikawa, fez uma retratação sobre comentário que fez em discurso neste sábado (18).
Em 18 deste mês, na cidade de Shizuoka, Kamikawa fez um discurso de apoio à eleição do governador da província de Shizuoka em uma reunião de mulheres que a apoiavam, dizendo: “O que é uma mulher, se nós mulheres, não apoiarmos essa pessoa que deu o primeiro passo à frente?“.
No dia seguinte, após receber críticas devido à fala, a ministra disse aos repórteres na cidade de Shizuoka: “Eu mesma fui eleita pela primeira vez para a Câmara dos Deputados em 2000 e sou muito grata a todos aqueles que me ajudaram a me tornar membro da Câmara dos Deputados naquela época. Queria que as mulheres demonstrassem seu poder feminino mais uma vez e que nos permitissem eleger um novo governador”.
Ele então se retratou, dizendo: “Levo a sério a sugestão de que minha declaração pode ser percebida de uma forma diferente da minha verdadeira intenção de mudar o futuro com o poder das mulheres, e agora estou me retratando”.
Em coletiva de imprensa, o primeiro-ministro Kishida comentou sobre o assunto aos repórteres, dizendo: “Fui informado do que a ministra Kamikawa disse e que ele se retratou de sua declaração. De qualquer forma, expressões que podem ser mal interpretadas devem ser evitadas”.
Fonte: NHK