Ministra japonesa é duramente criticada por comentário de caráter sexista

Ministra das Relações Exteriores é criticada por comentário em eleição e faz retratação.

Imagem: NHK

A ministra das Relações Exteriores do Japão, Yoko Kamikawa, fez uma retratação sobre comentário que fez em discurso neste sábado (18).

Publicidade

Em 18 deste mês, na cidade de Shizuoka, Kamikawa fez um discurso de apoio à eleição do governador da província de Shizuoka em uma reunião de mulheres que a apoiavam, dizendo: “O que é uma mulher, se nós mulheres, não apoiarmos essa pessoa que deu o primeiro passo à frente?“.

No dia seguinte, após receber críticas devido à fala, a ministra disse aos repórteres na cidade de Shizuoka: “Eu mesma fui eleita pela primeira vez para a Câmara dos Deputados em 2000 e sou muito grata a todos aqueles que me ajudaram a me tornar membro da Câmara dos Deputados naquela época. Queria que as mulheres demonstrassem seu poder feminino mais uma vez e que nos permitissem eleger um novo governador”.

Ele então se retratou, dizendo: “Levo a sério a sugestão de que minha declaração pode ser percebida de uma forma diferente da minha verdadeira intenção de mudar o futuro com o poder das mulheres, e agora estou me retratando”.

Em coletiva de imprensa, o primeiro-ministro Kishida comentou sobre o assunto aos repórteres, dizendo: “Fui informado do que a ministra Kamikawa disse e que ele se retratou de sua declaração. De qualquer forma, expressões que podem ser mal interpretadas devem ser evitadas”.

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Repolho 3 vezes mais caro: entenda o motivo

Publicado em 20 de maio de 2024, em Economia

Preço do repolho aumentou drasticamente nos últimos meses, chegando a 3 vezes mais do que no ano passado.

Imagem: Tokai TV

Os preços do repolho estão disparando no Japão, com preços nos supermercados de Nagoia cerca de 1,5 a 2 vezes mais altos do que nos anos anteriores. Saiba as razões para isso e as perspectivas para o futuro.

Publicidade

No supermercado Tachiya, no bairro de Tenpaku, em Nagoia (Aichi), os repolhos foram são expostos bem perto da entrada.

O repolho é um item básico da mesa de jantar, e o preço de venda em 16 de maio na loja era de 322 ienes por unidade. Em comparação com os anos anteriores, esse preço é cerca de 1,5 a 2 vezes maior, mas ainda assim é um prejuízo.

Estamos vendendo com prejuízo. Estamos em uma situação difícil, mas estamos fazendo o melhor que podemos”, disse o gerente do supermercado.

O motivo dos altos preços é o mau tempo. O Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca (MAFF) afirma que “as chuvas recentes fizeram com que as mudanças de temperatura aumentassem, o que levou a uma diminuição nas colheitas”.

“Eu sabia que a Tachiya’s era mais barata (do que outras lojas), então vim aqui para comprar. Eu sabia que era caro. Mas é essencial para mim”, comenta uma cliente.

O preço do repolho no atacado era de 71 ienes por quilo no final de maio de 2023, cerca de um ano atrás, e não mudou significativamente durante muito tempo. Entretanto, desde o início de maio de 2024, o preço disparou, subindo para 222 ienes por quilo, quase o triplo do preço.

Por que está tão caro?

Na Península de Atsumi em Toyohashi, na província de Aichi, uma importante área de produção de repolho, o crescimento da verdura estava atrasado.

“Há um pequeno atraso (no crescimento) devido ao clima frio de março, que começou a cerca de duas semanas. Esse é o pico da estação, o momento em que a safra está em seu melhor momento, mas acho que os números estão baixos”, comenta um agricultor local.

Maio é a época do ano em que os repolhos são trocados das variedades de inverno para as variedades de primavera e verão e, embora o inverno de 2024 tenha sido ameno, houve uma série de dias de baixa temperatura em março, o que atrasou o crescimento dos repolhos para envio em cerca de duas semanas.

“Se a temperatura subir de meados ao final de maio, esperamos que os repolhos com crescimento atrasado se recuperem e que o volume de remessas aumente de acordo. Outra coisa é que será uma estação chuvosa, portanto, a quantidade de remessas dependerá do clima”, comenta a Cooperativa Agrícola de Toyohashi.

Fonte: Tokai TV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - junto a comunidade no Japão
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!