O secretário-chefe do Gabinete, Yoshimasa Hayashi, disse em uma coletiva de imprensa na quarta-feira (29) que nenhum óvni (objeto voador não identificado) foi confirmado pelo governo.
O principal porta-voz do governo do Japão estava sendo questionado sobre a futura estabilização de um grupo parlamentar multipartidário que analisará medidas para lidar com fenômeno anômalo inexplicado, incluindo óvnis.
“Está estipulado que todos os esforços devem ser realizados para reportar e analisar quaisquer objetos não identificáveis no ar que podem afetar a defesa e segurança do Japão, mas nenhum relato de tais objetos foi confirmado até agora”, disse Hayashi.
Em setembro de 2020, o Ministério da Defesa do Japão emitiu ordens ao pessoal das Forças de Autodefesa que registrassem e analisassem informações pertinentes a quaisquer avistamentos de óvnis.
Hayashi, enfatizando a necessidade de seguir adiante com a vigilância de óvnis, disse, “Como o ambiente de segurança em torno do Japão se torna cada vez mais severo, reconhecemos a necessidade de tomar todas as medidas possíveis para responder a eventos relacionados à proteção de riscos, incluindo aqueles envolvendo objetos não identificados”.
“Trabalharemos de perto com outros países para coletar e analisar informações estavelmente e tomar todas as medidas possíveis para responder”.
Fonte: Mainichi