Faltam dois meses para a emissão das novas cédulas pela primeira vez em 20 anos e dois meses. As empresas estão em processo de atualização de seus sistemas, como máquinas de pagamento, para acomodar as novas cédulas.
As novas cédulas serão emitidas em 3 de julho.
- A nota de 10.000 ienes será emitida em nome de Shibusawa Eiichi, conhecido como o “pai da economia japonesa moderna”.
- A nota de 5.000 ienes será emitida em homenagem a Umeko Tsuda, a primeira mulher do Japão a estudar nos EUA.
- A nota de 1.000 ienes terá o retrato de Shibasaburo Kitasato, bacteriologista que desenvolveu a cura para o tétano.
Esta é a primeira vez em 20 anos, desde 2004, que o desenho da cédula é alterado. O novo desenho da cédula foi projetado para reforçar as medidas de combate à falsificação e facilitar o uso, com o objetivo de ter um “desenho universal” que seja fácil de usar por qualquer pessoa.
Faltando dois meses para a emissão, as empresas e os negócios individuais estão substituindo suas máquinas de venda de tickets e de estacionamento, e atualizando seus sistemas para que sejam compatíveis com as novas cédulas.
De acordo com o Ministério da Fazenda, até o início da emissão, mais de 90% dos caixas eletrônicos de instituições financeiras, e de 80% a 90% de todas as máquinas de venda automática de bilhetes de empresas ferroviárias e caixas registradoras das principais lojas de conveniência e supermercados serão substituídas.
Em entrevista realizada pelo Ministério das Finanças com a Japan Vending System Machinery Manufacturers Association, que consiste em fabricantes de sistemas de pagamento, estima-se que o impacto econômico do investimento de capital para acomodar as novas cédulas será de aproximadamente 500 bilhões de ienes.
Fonte: NHK