Um livro branco do governo japonês sobre pequenas e médias empresas disse que mais de 60% de tais companhias planejam aumentar salários neste ano.
Aumentos salariais estão se espalhando entre empresas de pequeno porte no Japão, as quais contam por cerca de 70% das contratações do país, como resultados de escassez de mão de obra e aumento de preços, de acordo com um livro branco do governo.
Ao mesmo tempo, o Livro Branco de Pequenas e Médias Empresas no Japão de 2024 cita que tais empresas precisam intensificar ações para passar custos mais altos através de preços e garantir fundos suficientes com o objetivo de aumentar salários a fim de alcançar crescimento sustentável de remunerações.
De acordo com o livro branco, que foi adotado na reunião de sexta-feira (10) do Gabinete, 61,3% das pequenas empresas no Japão planejam aumentar salários em 2024.
O livro branco também apontou que a produtividade de trabalho no Japão é menor do que a de outros membros na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com a escassez de trabalho se tornando mais grave após a pandemia de covid-19.
Há uma necessidade crescente de aumentar a produtividade no trabalho em empresas pequenas para que o Japão alcance crescimento econômico que pode competir internacionalmente, disse o livro branco.
Fonte: Japan Times