Pequenas empresas no Japão aumentam salários em meio à falta de mão de obra

O livro branco do governo japonês sobre pequenas e médias empresas disse que mais de 60% das pequenas empresas planejam aumentar salários neste ano.

Aumentos salariais estão se espalhando entre empresas de pequeno porte no Japão (ilustrativa/banco de imagens)

Um livro branco do governo japonês sobre pequenas e médias empresas disse que mais de 60% de tais companhias planejam aumentar salários neste ano.

Publicidade

Aumentos salariais estão se espalhando entre empresas de pequeno porte no Japão, as quais contam por cerca de 70% das contratações do país, como resultados de escassez de mão de obra e aumento de preços, de acordo com um livro branco do governo.

Ao mesmo tempo, o Livro Branco de Pequenas e Médias Empresas no Japão de 2024 cita que tais empresas precisam intensificar ações para passar custos mais altos através de preços e garantir fundos suficientes com o objetivo de aumentar salários a fim de alcançar crescimento sustentável de remunerações.

De acordo com o livro branco, que foi adotado na reunião de sexta-feira (10) do Gabinete, 61,3% das pequenas empresas no Japão planejam aumentar salários em 2024.

O livro branco também apontou que a produtividade de trabalho no Japão é menor do que a de outros membros na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com a escassez de trabalho se tornando mais grave após a pandemia de covid-19.

Há uma necessidade crescente de aumentar a produtividade no trabalho em empresas pequenas para que o Japão alcance crescimento econômico que pode competir internacionalmente, disse o livro branco.

Fonte: Japan Times

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Auroras em todo o mundo, inclusive no Japão e no Brasil

Publicado em 13 de maio de 2024, em Tempo

Embora a tempestade solar esteja causando preocupações de que afete as redes de energia elétrica e comunicação, as auroras puderam ser vistas em diversos locais do mundo, inclusive no Japão e no Brasil.

Aurora fotografada na cidade de Murakami, em Niigata, pelo japonês Sato, cedida para a NTV

A maior tempestade geomagnética em duas décadas, provocada por explosões solares, foi motivo de preocupação de afetar as comunicações via satélite e rádio, além da rede elétrica, no fim de semana.

Publicidade

Por outro lado, mesmo nos países onde as auroras boreais e austrais são raramente vistas, as pessoas puderam ver essas luzes brilhantes no céu noturno.

Em branco as explosões solares (NASA, via NTV)

Não faltaram relatos de avistamento desse fenômeno na América Central e América do Sul, como no México, Chile e Argentina. Mas há também quem a viu a aurora austral no Rio Grande do Sul, no Brasil.

No Japão a aurora boreal de baixa latitude pode ser vista em diversas províncias, além de Hokkaido, onde o fenômeno aparece de vez em quando.

Os pontos em rosa mostram os locais de onde as pessoas puderam ver a aurora, desde a noite de sábado às primeiras horas de domingo (ANN)

Uma pessoa capturou uma foto da aurora na cidade de Murakami (Niigata). “Quando a lua se pôs uma luz vermelha se espalhou no céu. Nunca pensei que pudesse vê-la no arquipélago principal”, exclamou Sato, o fotógrafo, na noite de sábado (11).

Muitas pessoas correram para Rikubetsu (Hokkaido) no sábado a fim de ver a aurora e conseguiram, pois o céu ficou brilhante. Mas, em outros mais de 30 lugares as pessoas puderam fotografar e gravar vídeos do fenômeno, como em Hyogo, Tochigi, Aichi e em outras províncias.

Ryuho Kataoka, do Instituto Nacional de Pesquisa Polar, disse que “esta é uma evidência de que a gama visível de auroras se expandiu para latitudes extremamente baixas devido aos efeitos daquela que é sem dúvida a maior tempestade magnética das últimas décadas. Esta é definitivamente a primeira vez que isso acontece, pois foram observadas em tantos locais”.

Aurora fotografada por Motogi, na cidade de Toei, em Aichi, cedida para a Nagoya TV

Essa tempestade geomagnética deixou os órgãos governamentais de todos os países do mundo em alerta, mas também proporcionou um espetáculo a muitos países, que normalmente só pode ser visto nos países nórdicos. 

Assista ao vídeo que mostra a aurora austral vista no Rio Grande do Sul, Brasil.

Assista a outro vídeo, de uma transmissão feita no sábado, do Observatório de Nayoro, Hokkaido

Fontes: Agência Brasil, NTV, ANN, WeatherNews e Nagoya TV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão