Um helicóptero que transportava o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, 63 anos, o ministro das Relações Exteriores, Hossein Amirabdollahian, e outros, fez um pouso forçado nas montanhas da província do Leste do Azerbaijão, no noroeste, no domingo (19), horário local.
O ministro do Interior, Ahmad Vahidi, disse à tevê estatal que um dos vários helicópteros que transportavam o partido do presidente passava pela província iraniana de Azerbaijão Oriental, quando supostamente caiu.
As equipes de resgate se dirigiram para a região, mas devido ao mau tempo e à forte neblina, estão com dificuldade. A situação de comunicação é precária e é difícil contatá-los, embora o helicóptero já tenha sido encontrado.
No domingo, o presidente Raisi regressava para casa de helicóptero depois de assistir a uma cerimônia de inauguração de uma barragem construída em colaboração com o Azerbaijão, perto da fronteira com o país vizinho.
O presidente Ebrahim Raisi (Sayyid Ebrahim Raisol-Sadati) assumiu o cargo em agosto de 2021. Antes disso, foi Procurador-Geral e Vice-Chefe de Justiça.
No Irã, Ali Khamenei reina como líder supremo.
Fontes: NHK, Yomiuri e Voa