Espera-se que o clima durante a segunda metade da Golden Week (de 3 a 6 de maio) seja “tão quente quanto junho” em muitas regiões.
De sexta-feira, 3, a domingo, 5, muitos lugares estarão ensolarados e agradáveis, mas as temperaturas subirão devido à exposição do sol. As temperaturas provavelmente atingirão o pico no fim de semana.
Embora o clima esteja relativamente seco e quente, o corpo de muitas pessoas ainda não está acostumado a essas temperaturas, indica pesquisa do governo. De acordo com o Manual de Seguro Ambiental para Insolação 2022 do Ministério do Meio Ambiente, “idosos, bebês e crianças pequenas”, “pessoas obesas”, “pessoas que não se exercitam regularmente” e “pessoas doentes ou indispostas” têm maior probabilidade de sofrer insolação.
De acordo com dados da Agência de Gerenciamento de Incêndios e Desastres, na primeira semana de maio do ano passado (de 1º a 7 de maio), 495 pessoas foram transportadas para centros de emergência em todo o país com sintomas de insolação. Esse não é um número grande, pois em meados do verão pode ultrapassar 10.000, mas o número de pessoas transportadas com insolação mesmo nessa época do ano sugere que esse é um momento em que é necessário ter cuidado.
As pessoas que viajam de carro também precisam estar atentas à temperatura dentro do veículo.
De acordo com a JAF, quando a temperatura externa está em torno de 24°C em um clima ensolarado, a temperatura dentro de um carro pode facilmente ultrapassar 35°C em menos de 30 minutos, e em SUVs grandes a temperatura pode subir para 46,5°C.
Também é importante ter em mente que, mesmo nessa época do ano, a temperatura no interior do veículo pode aumentar rapidamente.
A chuva também deve cair na segunda-feira (6), principalmente no oeste do Japão.
No oeste do Japão, alguns lugares começarão a chover pela manhã, e as nuvens de chuva se espalharão gradualmente para o leste. À noite, a chuva pode cair até a região de Tokai.
O tempo vai mudar em uma ampla área na terça-feira, após o fim de semana do feriado, e a chuva e o vento podem aumentar no norte do Japão e em outras regiões.
Fonte: TBS