As 8 grandes montadoras anunciaram na quinta-feira (30) que a produção nacional em abril foi de 610.227 unidades, o que mostra uma queda de 10,3% em relação ao mesmo mês do ano passado.
Embora o impacto da escassez de semicondutores esteja diminuindo, a Daihatsu Motor, cujas fábricas continuaram fechadas, sofreu uma queda de 69% nas vendas à medida que o problema de fraude de certificação continuava, e 5 empresas, incluindo a controladora Toyota Motor, ficaram abaixo dos resultados do ano anterior.
A Daihatsu fechou todas as suas plantas nacionais, desde o final do ano passado. A produção foi retomada gradualmente desde fevereiro, mas a produção permaneceu em 21.317 unidades em abril.
As vendas da Mazda diminuíram 13,2%, para 63.136 unidades, devido à queda na procura do veículo utilitário desportivo (SUV) CX-5.
As vendas da Nissan Motor também caíram 9,8%, para 54.478 unidades.
A Subaru também teve um declínio de 20,1%.
As montadoras com aumento de vendas
Por outro lado, a Suzuki, cujo kei Spacia está tendo um bom desempenho, aumentou as suas vendas em 18,3%, para 86.668 unidades, pelo terceiro mês consecutivo.
A Honda, que foi fortemente afetada pela escassez de semicondutores no ano passado, teve um aumento de 24,8% nas vendas, para 57.196 unidades.
A Mitsubishi Motors também teve um aumento de 0,4%.
E a Toyota?
A produção nacional da maior montadora (marcas Toyota e Lexus) em abril foi de 251.485 unidades, uma queda de 7,9% em relação ao mesmo mês do ano passado, ficando abaixo dos resultados do ano anterior pelo terceiro mês consecutivo. Um dos problemas enfrentados foi o recall de seu popular modelo Prius.
Além disso, a produção das minivans Noah e Voxy foi interrompida por cerca de uma semana para confirmação do processo, o que também impactou.
A produção no exterior diminuiu 1,9% em relação ao ano anterior, para 504.769 unidades, ficando abaixo dos resultados do ano anterior pelo segundo mês consecutivo. Isto deve-se ao difícil ambiente de mercado na China, incluindo a intensificação da concorrência de preços.
A produção global, que inclui a produção nacional e estrangeira, diminuiu 4% em relação ao mesmo mês do ano passado, para 756.254 unidades, ficando abaixo dos resultados do ano anterior pelo terceiro mês consecutivo.
A Toyota planeja retomar a produção do Prius, que foi interrompida desde 4 de abril em sua fábrica de Tsutsumi na cidade de Toyota (Aichi), em 17 de junho, quando as peças estiverem prontas para substituição.
Fontes: Sankei e CTV/NTV