A partir de junho, o imposto de renda e residencial serão reduzidos em um valor fixo anual, de ¥30.000 e ¥10.000, respectivamente. Nesta terça-feira (21), o governo reforçou os cuidados com essa mudança, explicando como as empresas devem apresentar os recibos aos funcionários.
O governo decidiu exigir que as empresas que pagam salários e outros trabalhadores declarem claramente o valor das reduções de imposto de renda em seus recibos. As reduções de imposto serão refletidas nos salários e bônus pagos a partir do próximo mês.
O governo espera que, ao mostrar o valor real da redução, as pessoas percebam que o salário líquido aumentou.
E outra medida importante, o valor do imposto residencial (jyuminzei) para junho não será coletado, portanto, será zero na declaração, e o valor do pagamento do imposto que reflete o corte de impostos será coletado nos 11 meses a partir de julho.
Em uma coletiva de imprensa após a reunião do gabinete de terça-feira (21), o Ministro das Finanças Shun’ichi Suzuki reiterou a importância dos cortes de impostos, dizendo que “ao reduzir os impostos de acordo com o aumento dos salários, podemos fazer com que as pessoas sintam o aumento salarial, o que ajudará a dissipar a mentalidade deflacionária e apoiará a economia a entrar em uma nova fase”.
Ele também enfatizou a importância dos cortes de impostos, dizendo que “é verdade que haverá um certo ônus para as empresas e outras partes. Gostaríamos de pedir sua cooperação”.
“O governo trabalhará em conjunto para divulgar cuidadosamente as informações”, comenta o Secretário-chefe de Gabinete Yoshimasa Hayashi
Em uma coletiva de imprensa após a reunião, o Secretário-chefe do Gabinete disse: “Para romper com a mentalidade deflacionária, é importante que o público possa sentir os efeitos das medidas, e pediremos às empresas que declarem claramente o valor do corte de impostos em seus contracheques. É verdade que estamos pedindo às empresas que arquem com uma certa parte do ônus, e continuaremos a trabalhar como um governo para disseminar cuidadosamente o objetivo e as linhas gerais do sistema”.
“Quero que todos sintam que sua renda aumentará”, disse Ministro da Revitalização Econômica Yoshitaka Shindo
“Esperamos que o momento do corte de impostos coincida com a temporada de bônus de junho e tenha o efeito de aumentar a renda disponível. Quero que o público sinta em primeira mão que sua renda aumentará com os cortes de impostos“, comentou o ministro.
Fonte: NHK