No mercado de títulos nesta quarta-feira (22), o rendimento dos títulos públicos de 10 anos, um indicador importante das taxas de juros de longo prazo, subiu temporariamente para 1% nas negociações da tarde. É a primeira vez em quase 11 anos que as taxas de juros de longo prazo atingem o nível de 1%.
A relação entre os títulos públicos e as taxas de juros é que, à medida que os preços caem, as taxas de juros sobem.
Nesta quarta-feira, o mercado de títulos registrou um aumento nas vendas de títulos públicos (JGB), e o rendimento de 10 anos, um indicador importante das taxas de juros de longo prazo, subiu temporariamente para 1% após as 14h.
Essa foi a primeira vez em quase 11 anos, desde maio de 2013, que as taxas de juros de longo prazo atingiram o nível de 1%.
Além da visão de que o Banco do Japão acelerará a normalização de sua política monetária, a taxa de juros de longo prazo dos EUA subiu, já que a perspectiva de um corte antecipado da taxa de juros nos EUA recuou um pouco, o que levou a um aumento na venda de títulos do governo japonês em conjunto com isso.
Uma fonte do mercado disse: “As taxas de juros têm subido lentamente este mês, com a consciência renovada de que o Banco do Japão reduziu suas compras de JGBs. Há uma visão crescente no mercado de que o Banco do Japão pode se mover em direção à normalização da política monetária, incluindo um aumento adicional antecipado da taxa de juros e uma redução adicional nas compras de JGBs”.
Fonte: NHK