Uma erupção explosiva ocorreu na cratera do cume Minamidake em Sakurajima às 17h18 de quarta-feira (22). A pluma vulcânica subiu a uma altura de 3 mil metros da cratera, e ela fluiu para o nordeste.
Grandes bombas vulcânicas (fragmentos viscosos de lava) foram espalhadas até a 6.ª estação, a 800 a 1,1 mil metros da cratera.
Esta foi a 18.ª erupção explosiva de Sakurajima, somente este ano. O nível de alerta de erupção é 3 e as restrições à entrada na montanha permanecem em vigor.
Uma grande quantidade de cinzas vulcânicas cobre a cidade de Kagoshima, principalmente ao redor de Sakurajima, e espera-se que as cinzas caiam até a cidade de Ichikikushikino (Kagoshima). Existe o risco de que pequenas bombas vulcânicas sejam levadas pelo vento e caiam numa área até aproximadamente 4 quilômetros a noroeste da cratera.
As cinzas vulcânicas estão sendo arrastadas da cratera na direção noroeste, na cidade de Kagoshima. Por volta das 23h de quarta-feira a cidade deve ter ficado de cor cinza.
Outras cidades afetadas foram Hioki, Satsumasendai, Kirishima , Aira e Ichikikushikino.
Desde o fim da tarde, o Observatório Meteorológico de Kagoshima emitiu alerta para as pessoas usarem máscara e guarda-chuva se estiverem fora de casa, para sua proteção, e aos motoristas o pedido foi de dirigir devagar pela falta de visibilidade.
Fontes: MBC/JNN e NHK