Terremotos no Rio Grande do Sul assustam parte da população

Parte da população do Rio Grande do Sul, estado devastado por causa do desastre causado pelas chuvas, acordou de madrugada com susto por causa dos terremotos.

Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, ainda inundada (arquivo da Agência Brasil)

“A Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), por meio do Observatório Sismológico da UnB e do Centro de Sismologia da USP, registrou uma série de pequenos tremores de terra no Rio Grande do Sul na madrugada desta segunda-feira, dia 13 de maio”, informou na rede social X.

Publicidade

De acordo com o Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília (UNB), foram registrados, nas primeiras horas do dia, três tremores na Serra Gaúcha. O primeiro, de 2,4 graus, à 1h48 em Bento Gonçalves; o segundo, às 2h58, em Caxias do Sul, de 2,3 graus; e o terceiro às 3h03, com a mesma magnitude, em Caxias do Sul, todos na segunda-feira, horário de Brasília. 

Os pontos em vermelho são os epicentros dos terremotos no Rio Grande do Sul (reprodução da RSBR)

Nas redes sociais os internautas dessas cidades relataram terem levado um susto pelo forte barulho e pelo tremor em suas casas.

Segundo a secretaria municipal do Meio Ambiente de Caxias do Sul-RS a situação é consequência da acomodação de camadas rochosas subterrâneas e não oferece riscos adicionais à população.

A Defesa Civil informou que esses terremotos não ofereceram riscos à população local.

Situação ainda mais dramática do Rio Grande do Sul

O número de pessoas que estão temporariamente morando em abrigos no Rio Grande do Sul chegou a 80 mil (80.826), conforme o mais recente boletim da Defesa Civil estadual, divulgado às 9h de segunda-feira (13), horário de Brasília.

Devido às fortes chuvas que causaram estragos em centenas de cidades do estado, há duas semanas, mais de meio milhão (538.241) de gaúchos estão desalojados, porque foram obrigados a abandonar a própria casa para ficar em segurança.

As consequências dos temporais afetam cerca de 90% do estado, ou 447 dos 497 municípios, e mais de 2,11 milhões de pessoas foram impactadas direta ou indiretamente pelos eventos climáticos extremos.

Até segunda-feira o total de mortes subiu para 147 e ainda 127 pessoas estão desaparecidas. O número de feridos aumentou para 806 pessoas. Mais de 76,4 mil pessoas foram resgatadas. Somam-se a esses salvamentos 10.814 animais domésticos e silvestres. 

A chuva diminuiu mas as temperaturas caíram muito por causa da massa de ar frio, como se fosse inverno. 

Veja um post no X logo depois dos tremores.

E outro post da RSBR que avisou dos terremotos.

Veja um post sobre uma equipe de resgate falando sobre o mau cheiro, provavelmente de cadáveres.

Fontes: Agência Brasil e Centro de Sismologia da USP

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Menores japonês e brasileiro presos por furto de moto

Publicado em 14 de maio de 2024, em Crime

O furto teria ocorrido no mês passado, em um conjunto habitacional da província de Aichi.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - junto a comunidade no Japão
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!