Um tribunal em Nova Iorque, nos EUA, considerou o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, culpado por falsificar registros de negócios em uma tentativa de influenciar o resultado da eleição de 2016.
A decisão foi tomada na quinta-feira (30) no segundo dia de deliberações.
Doze jurados acreditaram nos argumentos dos promotores de que Trump cobriu suborno pago a uma atriz de filme pornô. Eles consideraram Trump culpado em todas as 34 acusações.
A decisão o torna a primeira pessoa na história que serviu o Salão Oval a ser condenada por um crime.
Os promotores disseram que Trump tentou cobrir um pagamento de US$130 mil para comprar o silêncio da atriz Stormy Daniels sobre um encontro sexual.
Após o veredito ter sido transmitido, Trump disse: “Não fizemos nada de errado. Eu sou um homem muito inocente. E está tudo bem. Estou lutando pelo nosso país. Estou lutando pela nossa Constituição”.
Trump enfrenta uma condenação que varia de liberdade condicional a 4 anos de prisão para cada acusação.
A sentença está programada para 11 de julho. Espera-se que ele recorra da decisão, um processo que pode levar meses.
A condenação não impedirá que Trump concorra à eleição presidencial dos EUA em novembro. Enquanto isso, ele também enfrenta acusações em outros 3 casos criminais.
O presidente Joe Biden reagiu na mídia social. Ele escreveu que há apenas uma maneira de manter Trump longe do Salão Oval – “na urna eleitoral”.
Fonte: NHK