Doze pessoas que estavam a bordo de um voo da Qatar Airways de Doha com destino à Irlanda ficaram feridas durante uma turbulência, disse no domingo (26) o Aeroporto de Dublin, acrescentando que a aeronave pousou de forma segura e como programado.
O voo QR017, um Boeing 787 Dreamliner, aterrissou um pouco antes das 13h (horário de Dublin), disse o aeroporto.
“Após a aterrissagem, serviços de emergência atenderam 6 passageiros e 6 membros da tripulação (12 no total) a bordo que relataram ferimentos após a aeronave ter passado por turbulência quando sobrevoava a Turquia”, disse o Aeroporto de Dublin em uma declaração.
A emissora irlandesa RTE, citando passageiros que chegaram ao aeroporto de Dublin, disse que o incidente durou menos de 20 segundos e ocorreu quando a refeição estava sendo servida.
A Qatar Airways disse em uma declaração que “um pequeno número” de passageiros e tripulação sofreu ferimentos leves durante o voo e estavam recebendo atendimento médico.
A companhia aérea não comentou diretamente sobre a turbulência, mas disse que o assunto está sujeito a uma investigação interna.
O incidente ocorreu 5 dias após um voo da Singapore Airlines de Londres para Singapura ter sido forçado a aterrissar em Bangkok devido a uma forte turbulência, a qual matou um homem de 73 anos e deixou mais outras 20 pessoas gravemente feridas.
Acidentes com aeronaves envolvendo turbulência são os tipos mais comuns, de acordo com um estudo de 2021 realizado pelo Conselho Nacional de Segurança dos Transportes dos EUA.
De 2009 a 2018, a agência dos EUA descobriu que turbulência contou por mais de um terço de acidentes de companhias aéreas reportados e a maioria resultou em 1 ou mais pessoas feridas, mas sem danos nas aeronaves.
Fonte: Channel News Assia