Na manhã de domingo (26), um funcionário de uma loja de atividades marítimas ligou para a Guarda Costeira informando que uma mulher ficou inconsciente quando mergulhava na Caverna Azul (Ao no Dokutsu em japonês), no Cabo Maeda, vila de Onna (Okinawa).
A mulher começou a mergulhar com sua família de três pessoas por volta das 10h30, mas o guia percebeu algo estranho e a conduziu até a superfície, quando ela perdeu a consciência, por volta das 10h45.
Foi socorrida e levada ao hospital onde foi a óbito cerca de 5 horas depois. Foi identificada como クラウチ美和, 50 anos, residente em Tóquio, que estava a turismo em Okinawa junto com sua família.
De acordo com a Guarda Costeira, somente este ano, 6 pessoas morreram devido a acidentes durante o mergulho ou o snorkeling em Okinawa.
Por isso, fez um apelo aos turistas que tenham cuidado com sua condição física e procurem gerenciar a saúde e sem fazer esforço exagerado para realizar atividades de lazer marítimo, além de verificar as condições climáticas.
Fontes: Okinawa TV/FNN, NHK e QAB