Acidentes envolvendo motoristas estrangeiros em carros alugados estão aumentando rapidamente na área em torno dos Cinco Lagos do Fuji, uma área na província de Yamanashi.
No ano passado, 417 acidentes (número preliminar) ocorreram na área, cerca de 9 vezes mais do que no ano anterior, de acordo com a polícia provincial de Yamanashi.
Neste ano, 212 acidentes já foram reportados entre janeiro e março.
Residentes estão preocupados, dizendo que acidentes tornariam os passeios para visitantes menos prazerosos.
A Delegacia de Fujiyoshida, que tem jurisdição sobre a área, começou a distribuir panfletos em inglês em lojas de aluguéis de carros e pedir cuidado.
Lojas que alugam carros também estão pedindo que viajantes estrangeiros sigam as regras de trânsito do Japão.
De acordo com a polícia provincial, cerca de 26 mil acidentes de trânsito que resultaram em danos a propriedades ocorreram na província de Yamanashi no ano passado.
Cerca de 1,7 mil foram acidentes envolvendo carros alugados, e desses, 456, ou um pouco menos de 30%, envolveram carros alugados dirigidos por turistas estrangeiros.
A polícia analisou os acidentes envolvendo carros alugados que ocorreram entre janeiro de 2019 e março de 2024 dentro da jurisdição da delegacia de Fujiyoshida.
A análise descobriu que cerca de 70% eram acidentes individuais em que carros alugados atingiram cercas ou outras estruturas, enquanto colisões contaram por cerca de 30%.
De acordo com a loja da Toyota Rent-A-Lease Yamanashi, em muitos casos, carros encostam no meio fio ou em outros objetos ao fazerem curvas, devido a diferenças entre o Japão e os países de origem dos motoristas na posição do volante e outras divisões de tráfego.
Fonte: Yomiuri