Menino sob chuva pesada (PM)
As ilhas de Okinawa e o oeste do Japão devem estar em alerta para deslizamentos, inundações, aumento do nível das águas e cheias dos rios, além de tomar cuidado com raios, tornados e rajadas violentas a partir de terça-feira (18).
Publicidade
Na segunda-feira (17), uma frente de ar deverá estender-se desde o centro da China até o lado Pacífico do oeste do Japão. Além disso, uma área de baixa pressão formada no Mar da China Oriental na manhã de segunda-feira, deverá se desenvolver no Mar da China Oriental, depois para o lado do Pacífico, do oeste ao leste do Japão, na terça-feira.
À medida que o ar quente e úmido flui em direção à frente de ar e à área de baixa pressão, espera-se que a frente se torne mais ativa, causando condições atmosféricas extremamente instáveis desde o arquipélago de Okinawa até o leste do Japão.
Okinawa que já está amargando dias difíceis com as últimas chuvas, deverá sofrer novamente com outra extremamente forte acompanhada de trovões, na terça-feira.
No leste do arquipélago principal também deverá cair fortes chuvas na terça-feira. O Observatório Meteorológico de Aichi informou que do amanhecer de terça-feira até a tarde, deverá cair uma chuva torrencial, com raios, por isso, pede cautela com deslizamentos, inundações e cheias dos rios. O mesmo vale para as demais províncias da região Tokai.
Se houver sinais de que uma nuvem cumulonimbus desenvolvida está se aproximando, recomenda-se garantir sua segurança entrando em um prédio.
Além disso, existe o risco de queda de granizo.
A previsão do índice pluviométrico nas 24 horas, até as 6h de quarta-feira (19) é:
- 300 mm em Tokai
- 150 mm em Kanto-Koshin
- 120 mm em Kinki, Shikoku e Okinawa
- 80 mm no sul de Kyushu e Amami
É possível que a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) anuncie a entrada na estação chuvosa ou tsuyu em japonês, para as províncias de Kinki, Tokai e outras, durante o meio da semana.
Fontes: WeatherMap e The Head Line