A inteligência artificial (IA) pode agora detectar se seu gato está sentindo dor ao olhar sua face, usando um app criado por veterinários e desenvolvedores no Japão.
O app impulsionado por IA foi treinado usando 6 mil fotos de gatos e, segundo os desenvolvedores, a precisão é de mais de 95%.
O chefe do Centro Médico Animal da Universidade Nihon trabalhou no app. Ele disse que veterinários como ele podem dizer com um certo grau se um animal está sentindo dor ou não, contudo, é mais difícil para os donos.
“Mais de 70% dos gatos idosos têm artrite ou dor, mas apenas 2% deles realmente passam pela avaliação de um veterinário”, disse o professor Edamura.
“Então, ao invés de um diagnóstico final, usamos (o app) como ferramenta para conscientizar os donos se a situação é normal ou não”.
Mais de 230 mil pessoas usaram o app desde seu lançamento no Japão no ano passado.
Pets são muito populares no país, com a Associação de Comida para Animais do Japão estimando que havia quase 16 milhões de gatos e cães no arquipélago no ano passado, mais do que o número de jovens com menos de 15 anos.
O app, chamado CatsMe! foi desenvolvido pela Careology e pesquisadores da Universidade Nihon.
Fonte: News Sky