Assustador aumento global de produção e consumo de drogas

O relatório de 2024 mostra números assustadores do consumo de drogas pelas pessoas de todo o mundo e também do aumento da produção.

Drogas ilícitas (PM)

Um relatório (World Drug Report 2024) do Gabinete das Nações Unidas (ONU) para a Drogas e Crime (UNODC) divulgado na quarta-feira (26) soou como um alarme sobre o agravamento do problema mundial das drogas, por causa dos dados surpreendentes.

Publicidade

“A produção, o tráfico e o consumo de drogas continuam a exacerbar a instabilidade e a desigualdade, ao mesmo tempo que causam danos incalculáveis ​​à saúde, segurança e bem-estar das pessoas”, afirmou Ghada Waly, Diretora Executiva do UNODC.

“Precisamos fornecer tratamento e apoio baseados em evidências a todas as pessoas afetadas pelo consumo de drogas, ao mesmo tempo que visamos o mercado de drogas ilícitas e investirmos muito mais na prevenção”, destacou.

Produção e usuários de drogas aumentam no Planeta

Segundo o relatório, pelo menos 292 milhões de pessoas do mundo consumiram drogas em 2022, o que mostra um aumento de 20% em relação à década anterior. 

As drogas mais consumidas por esse público são a cannabis (228 milhões de usuários), seguida dos opiáceos (60 milhões), anfetaminas (30 milhões), cocaína (23 milhões) e ecstasy (20 milhões).

Desses usuários, 64 milhões sofrem de transtornos relacionados ao consumo, mas apenas 1 em 11 pessoas está em tratamento. As mulheres têm menos acesso ao tratamento do que os homens, com apenas uma em cada 18 mulheres, contra um em cada 7 homens.

O número assustador é o da produção de cocaína em 2022, de 2.757 toneladas em todo o mundo, retratando um aumento de 20% em relação ao ano anterior. Mostrou que a área de cultivo da coca aumentou 12% ano após ano, chegando a 355 mil hectares em 2022. Já o ópio teve uma queda de produção de 74% em 2023.

Preocupantes distúrbios psiquiátricos pelo uso da cannabis

Imagem meramente ilustrativa de um homem com depressão (PM)

Observando que o Canadá, o Uruguai e 27 jurisdições nos Estados Unidos legalizaram a produção e venda de cannabis para uso não médico, o relatório anual do UNODC também soou o alarme sobre os impactos adversos da legalização dessa erva. O processo “parece ter acelerado o uso prejudicial da droga e levado a uma diversificação dos produtos de cannabis, muitos deles com elevado teor de THC”, afirma o relatório. As consequências nos EUA e Canadá são distúrbios psiquiátricos e tentativas de suicídio, especialmente em adultos jovens.

Caso entenda inglês, assista ao resumo desses dados no vídeo do UNODC.

Fonte: divulgação

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Autuada por trafegar com mala motorizada na calçada

Publicado em 27 de junho de 2024, em Sociedade

A polícia informou que foi o primeiro caso de autuação por andar com a mala motorizada em via pública. Saiba o motivo.

Mala motorizada e elétrica apreendida pela polícia (ANN)

Na quarta-feira (26) a polícia informou que uma estudante internacional chinesa, na casa dos 30 anos, que mora na cidade de Osaka (província homônima), foi autuada e encaminhada ao Ministério Público sob suspeita de violar a Lei de Trânsito Rodoviário, por dirigir uma mala motorizada sem carteira de motorista na calçada em março deste ano.

Publicidade

Essa mala motorizada e elétrica chega a uma velocidade de 13 km/h, portanto, poderia ser classificada como a bicicleta motorizada, pois pode ser operada sentado sobre ela, utilizando apenas o motor sem a necessidade de pedalar, por isso, a autuação, a primeira do país.

Mala motorizada: uso como veículo é proibido

Prática mala motorizada deve ser usada somente nos aeroportos (NHK)

Para dirigi-la, segundo a Lei de Trânsito Rodoviário, seria necessário emplacá-la e ter carteira de motorista. A violação da lei pode resultar em prisão, segundo a polícia. No entanto, esse tipo de mala motorizada e elétrica não possui farol, pisca-pisca e freio, portanto, seu uso em vias públicas é proibido.

Uma pessoa que vende malas motorizadas e elétricas no Japão explica a situação dizendo que “o uso no Japão ainda não se espalhou e, na maioria dos casos, os estrangeiros trazem malas elétricas fabricadas em outros países”. Ao vender esse tipo de mala que também é um veículo no Japão é preciso deixar claro sobre não se pode dirigi-lo em vias públicas. 

Esse tipo de mala é frequentemente usada nos saguões dos aeroportos, mas há muitos estrangeiros que a usam nas calçadas ou ruas. Essa estudante detida disse que não sabia sobre o uso não permitido na calçada, pois “não pensei que fosse classificada como um veículo”.

Segundo a polícia, a mala elétrica que ela usava foi comprada em uma loja online na China.   

Fontes: ANN, Sankei e FNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - junto a comunidade no Japão
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!