Autuada por trafegar com mala motorizada na calçada

A polícia informou que foi o primeiro caso de autuação por andar com a mala motorizada em via pública. Saiba o motivo.

Mala motorizada e elétrica apreendida pela polícia (ANN)

Na quarta-feira (26) a polícia informou que uma estudante internacional chinesa, na casa dos 30 anos, que mora na cidade de Osaka (província homônima), foi autuada e encaminhada ao Ministério Público sob suspeita de violar a Lei de Trânsito Rodoviário, por dirigir uma mala motorizada sem carteira de motorista na calçada em março deste ano.

Publicidade

Essa mala motorizada e elétrica chega a uma velocidade de 13 km/h, portanto, poderia ser classificada como a bicicleta motorizada, pois pode ser operada sentado sobre ela, utilizando apenas o motor sem a necessidade de pedalar, por isso, a autuação, a primeira do país.

Mala motorizada: uso como veículo é proibido

Prática mala motorizada deve ser usada somente nos aeroportos (NHK)

Para dirigi-la, segundo a Lei de Trânsito Rodoviário, seria necessário emplacá-la e ter carteira de motorista. A violação da lei pode resultar em prisão, segundo a polícia. No entanto, esse tipo de mala motorizada e elétrica não possui farol, pisca-pisca e freio, portanto, seu uso em vias públicas é proibido.

Uma pessoa que vende malas motorizadas e elétricas no Japão explica a situação dizendo que “o uso no Japão ainda não se espalhou e, na maioria dos casos, os estrangeiros trazem malas elétricas fabricadas em outros países”. Ao vender esse tipo de mala que também é um veículo no Japão é preciso deixar claro sobre não se pode dirigi-lo em vias públicas. 

Esse tipo de mala é frequentemente usada nos saguões dos aeroportos, mas há muitos estrangeiros que a usam nas calçadas ou ruas. Essa estudante detida disse que não sabia sobre o uso não permitido na calçada, pois “não pensei que fosse classificada como um veículo”.

Segundo a polícia, a mala elétrica que ela usava foi comprada em uma loja online na China.   

Fontes: ANN, Sankei e FNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

OMS: 2,6 milhões de pessoas morrem anualmente por causa de álcool

Publicado em 27 de junho de 2024, em Notícias do Mundo

A OMS acrescentou que enquanto a taxa de mortes havia caído levemente nos últimos anos, ela continuou ‘inaceitavelmente alta’.

O álcool causa cerca de 1 em 20 mortes globalmente a cada ano (ilustrativa/banco de imagens)

O álcool mata cerca de 3 milhões de pessoas anualmente, disse na terça-feira (25) a Organização Mundial da Saúde (OMS), acrescentando que enquanto a taxa de mortes havia caído levemente nos últimos anos, ela continuou “inaceitavelmente alta”.

Publicidade

O relatório mais recente da OMS sobre álcool e saúde disse que a bebida causa cerca de 1 em 20 mortes globalmente a cada ano, através de condução sob efeito do álcool, violência induzida por álcool e abuso, e uma abundância de doenças e transtornos.

Segundo o relatório, 2,6 milhões de mortes foram atribuídas ao consumo de álcool em 2019 – as estatísticas disponíveis mais recentes – contando por 4,7% de todos os óbitos no mundo naquele ano.

Cerca de três quartos dessas mortes foram de homens, acrescentou.

“O uso de substância prejudica severamente a saúde de uma pessoa, aumentando o risco de doenças crônicas, condições de saúde mental e tragicamente resultando em milhões de mortes preveníveis todos os anos”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

A proporção mais alta de mortes atribuídas ao álcool em 2019 (13%) foram entre pessoas com idades entre 20 a 39, disse a OMS.

O consumo de álcool está ligado a uma série de condições de saúde, incluindo cirrose e alguns tipos de câncer.

O abuso de álcool também deixa as pessoas mais suscetíveis a doenças infecciosas como tuberculose, HIV e pneumonia, descobriu o relatório.

Estimadas 209 milhões de pessoas eram dependentes de álcool em 2019 – 3,7% da população global.

Fonte: Straits Times

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - junto a comunidade no Japão
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!