Big Mac: McDonald’s perde direito de uso do termo após decisão do tribunal da UE

A rede americana de fast-food McDonald’s não tem mais o direito exclusivo de usar a marca ‘Big Mac’ em referência a hambúrgueres de frango vendidos na União Europeia

A rede de fast-food americana popularizou o apelido para hambúrgueres grandes, registrando-o como marca na UE em 1996 (banco de imagens)

A rede McDonald’s não tem mais o direito exclusivo de usar a marca “Big Mac” em referência a hambúrgueres de frango vendidos na União Europeia (UE) após uma decisão do supremo tribunal do bloco.

Publicidade

A rede de fast-food americana popularizou o apelido para hambúrgueres grandes, registrando-o como marca na UE em 1996.

Entretanto, após um recurso judicial da Supermac, uma rede rival na Irlanda, outras companhias agora terão liberdade de usar o nome Mac” para vender produtos de frango nos nomes de suas redes.

O Tribunal de Justiça da União Europeia considerou que o McDonald’s não pôde mostrar que fez uso genuíno da marca registrada por um período contínuo de 5 anos.

“O McDonald’s perdeu a marca registrada Big Mac na UE em respeito a produtos de frango”, decidiram os juízes.

O McDonald’s citou em uma declaração que a decisão do tribunal não afetava seu direito de usar a marca registrada “Big Mac”.

Mas ela sim abre as portas para que outras redes usem o nome, incluindo a Supermac, empresa que destacou o desafio.

A Supermac, fundada no ano de 1978 em Galway, vende hambúrgueres de carne bovina e de frango e nuggets em 120 lojas na Irlanda.

Ela está envolvida em uma batalha legal de 7 anos com a rede dos EUA pelo direito de usar termos de marca incluindo “Mac”.

O diretor de gestão da Supermac, Pat McDonagh, disse que a decisão exibiu uma “abordagem de senso comum ao uso de marcas registradas por grandes multinacionais”.

A Supermac acusa o McDonald’s de “cometer bullying” contra empresas menores através da defesa de suas marcas registradas, visando reprimir competição.

O conflito remonta ao ano de 2017 quando o McDonald’s impediu que Donagh registrasse a Supermac como uma marca, para abrir o caminho para expansão fora da Irlanda.

Fonte: BBC

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Imperdível nova área do Tokyo DisneySea já inaugurada

Publicado em 6 de junho de 2024, em Artigos de Turismo

Foi o maior investimento já feito na história do parque temático e, certamente, vale a pena conferir pois são muitos espetáculos.

Momento da inauguração da nova área chamada Fantasy Springs do TDS (Tokyo Shimbun)

Na manhã de quinta-feira (6), o parque temático Tokyo DisneySea (TDS), na cidade de Urayasu (Chiba), teve um corte de fitas muito especial da nova área, a oitava, chamada Fantasy Springs, toda inspirado nos filmes Frozen, Peter Pan e Rapunzel. 

Publicidade

A área de desenvolvimento foi de 140 mil metros quadrados, aproximadamente o tamanho de três Tokyo Domes. O tamanho do TDS aumentou 20%. O investimento total foi de aproximadamente 320 bilhões de ienes. A empresa operadora, Oriental Land, disse que foi “o maior empreendimento desde a inauguração do TDS em 2001”. 

Foram adicionadas 4 novas atrações, divididas em 3 distritos: Reino Congelado, Terra do Nunca de Peter Pan e Floresta da Rapunzel. As rochas que cercam a Fonte Mágica têm o formato de muitos personagens que aparecem nos filmes.

Na atração do Festival das Lanternas de Rapunzel, no topo da torre, os visitantes podem passear pelas cenas famosas do filme.

Yumiko Takano, presidente e CEO da Oriental Land, disse na cerimônia de abertura que “estávamos esperando muito por este momento. Um novo mundo de fantasias que ninguém jamais experimentou dará as boas-vindas a todos que nos visitarem”, enfatizando as experiências.  

Para aproveitar a nova área, além do ingresso para o TDS, há duas formas: a gratuita (Stand by Pass) ou a paga (Disney Premier Access).

Para ter uma ideia do quão maravilhosa é a nova área, assista o que foi transmitido na noite anterior à data da inauguração. Com certeza vai querer passar um dia todo na Fantasy Springs do TDS.

Fontes: Sankei e Tokyo Shimbun

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - junto a comunidade no Japão
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!