Brasileira é presa por violações à lei, uma delas grave

Ocorreu um acidente e a polícia foi chamada. A motorista brasileira foi presa por infrações às leis.

Foto meramente ilustrativa de viatura da polícia (Wikimedia)

No sábado (15), a polícia informou sobre a prisão de uma trabalhadora haken, brasileira, 39 anos, residente em Ritto (Shiga), sob suspeita de violação de duas leis

Publicidade

Segundo a polícia, a brasileira dirigia seu carro em uma via pública na cidade de Otsu (Shiga), quando colidiu contra um outro, que vinha em sentido contrário, resultando em ferimentos leves da outra motorista, 29 anos, trabalhadora em um bar.

Acontece que a brasileira teria violado a Lei de Punição ao Condutor de Veículos, por ter causado lesões no acidente e por não possuir carteira de motorista, além de outra violação, a da Lei de Trânsito Rodoviário, por estar ao volante alcoolizada.

A polícia não informou se ela admitiu ou não as violações, tampouco divulgou seu nome. Também não informou se ela não tem histórico de obtenção da carteira de motorista ou se estava com o documento suspenso.

Fonte: Kyoto Shimbun

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Aprovada revisão da lei da imigração, incluindo disposições da revogação do visto permanente

Publicado em 17 de junho de 2024, em Política

Com essa revisão da lei aprovada, melhoram os aspectos maléficos do sistema de estagiário técnico, mas é preocupante a revogação do visto permanente.

Dieta na sexta-feira (NHK)

A revisão da Lei de Controle de Imigração e Refugiados centrada no novo sistema denominado de desenvolvimento do trabalho para os estrangeiros, para substituir o atual sistema de estagiário técnico, foi aprovada na sexta-feira (14), por maioria dos votos na Dieta. O Partido Democrático Constitucional do Japão, o Partido Comunista Japonês e o Reiwa Shinsengumi se opuseram à medida. 

Publicidade

Assim, fica estabelecida essa revisão da lei.

Em meio à escassez de mão de obra, a aceitação dos estrangeiros não qualificados para desenvolver recursos humanos será estabelecida a partir de 2027. O governo espera que com isso, receba mais trabalhadores estrangeiros.

O trabalhador estrangeiro que vier ao Japão por esse novo sistema poderá se submeter ao teste de Habilidades Específicas n.º 2, que exige mais conhecimento. Sendo aprovado poderá trazer sua família e também estender o seu status de residência.

Revogação do visto permanente

Se, por um lado, melhoram as condições de trabalho aos atuais estagiários técnicos, evitando problemas diversos, para outros levanta-se um sinal vermelho.

Essa revisão também inclui disposições para revogar o visto permanente dos residentes estrangeiros, prevendo o aumento no número de pessoas que irão requerer esse status.

Essa revogação do visto permanente acontecerá caso a pessoa fique intencionalmente inadimplente com os impostos e seguro social, se ao ser abordado não tiver em mãos o Zairyu Card, além da condenação por casos criminais

Portanto, a partir da implementação da lei revisada, em 2027, em data a ser estabelecida pelo governo, os estrangeiros com visto permanente devem tomar cuidado com a inadimplência na prefeitura e com os impostos. 

Fontes: Tokyo Shimbun, NHK, Mainichi e Asahi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - junto a comunidade no Japão
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!