Calor extremo mata mais de 900 pessoas durante a Grande Peregrinação a Meca

Sob calor extremo, de 51ºC, mais de 900 peregrinos perderam a vida para a insolação.

Peregrinos na cidade de Meca, na Arábia Saudita, usam sombrinha por causa do calor extremo (ANN)

Segundo os noticiários, de acordo com as fontes diplomáticas, até terça-feira (18), pelo menos 550 pessoas morreram por insolação durante a Grande Peregrinação a Meca, a cidade sagrada do Islã, na Arábia Saudita, que continua a sofrer um calor extremo.

Publicidade

Desse total, 323 eram peregrinos do Egito, 35 tunisianos, 144 indonésios, além de iranianos e senegaleses. 

Segundo a emissora de televisão estatal saudita, a temperatura na Masjid al-Haram, foi de 51,8 graus Celsius na segunda-feira (17).

Número de mortos aumenta para mais de 900

De acordo com o noticiário de quarta-feira (19) à noite, horário local, o número de mortos subiu para 922, muito mais do que o dobro do ano passado.

A Grande Peregrinação é uma das obrigações dos muçulmanos, e diz-se que todos que puderem, devem realizá-la pelo menos uma vez na vida, sendo que este ano a participação é estimada em 1,8 milhão de pessoas até quarta-feira.

O ministro da Saúde da Arábia Saudita, Fahd bin Abdul Rahman Al-Jalajel, disse na terça-feira que os planos de saúde para a peregrinação (Hajj) foram “realizados com sucesso”, evitando grandes surtos de doenças e outras ameaças à saúde pública, informou a Agência de Imprensa Saudita (SPA) oficial.

Um hospital “forneceu consultas virtuais a mais de 5,8 mil peregrinos, principalmente para doenças relacionadas com o calor, permitindo uma intervenção imediata e mitigando o potencial de aumento de casos”, disse a SPA.

A cidade de Meca fica em um vale desértico da Arábia Saudita e é a principal cidade sagrada do Islã, pois é onde nasceu o profeta Maomé e essa fé. Somente os muçulmanos podem entrar na cidade e milhões de pessoas chegam para a Hajj, de vários países do mundo.

Fontes: ANN, RTE e Público

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Homenagens ao Dia da Imigração Japonesa no Brasil

Publicado em 20 de junho de 2024, em Brasil

Em várias cidades do Brasil as comunidades japonesas criaram eventos para comemorar os 116 anos da Imigração Japonesa no Brasil.

Arena BRB Mané Garrincha com iluminação especial em branco e vermelho (Embaixada do Japão via Diplomacia Business)

Do outro lado do mundo não faltam eventos para comemorar os 116 anos da Imigração Japonesa no Brasil, em 18 de junho

Publicidade

Na manhã da terça-feira, a Câmara dos Deputados realizou uma sessão solene em homenagem a essa data marcante. “A confiança da sociedade brasileira conquistada pelos nipo-brasileiros ao longo dos anos é uma importante base para as relações bilaterais de ambos os países”, apontou o embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, em seu discurso no plenário.

Começando com a primeira imigração em massa de 781 pessoas, sendo 325 da província de Okinawa, para o Brasil; aproximadamente 260 mil japoneses se instalaram em solo verde amarelo no início da década de 1990. É o lar da maior comunidade nikkei fora do Japão, com aproximadamente 2,7 milhões de pessoas.  

Como quase 50% da primeira imigração em massa foi dos cidadãos de Okinawa, foi realizada uma comemoração na província. 

Do lado brasileiro, as cidades com grande percentual de residentes nikkeis, dos estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e outros, prepararam uma série de eventos, especialmente os de gastronomia.

Em Brasília, a iluminação em branco e vermelho do Museu Nacional e da Biblioteca Nacional, além da Torre de TV e da Arena BRB Mané Garrincha, dão o tom da homenagem. Os primeiros podem ser apreciados até sábado (22), enquanto os dois últimos até domingo (23).

Para rememorar, que tal assistir ao vídeo com a música composta por Joe Hirata a fim de homenagear os 110 anos da Imigração? Já tem mais de 1 milhão de visualizações.

Fontes: QAB, Hokkoku, Diplomacia  Business e Agência Brasil

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - junto a comunidade no Japão
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!