Na sexta-feira (31) a Prefeitura da Cidade de Konan (Shiga) informou que tomou medidas disciplinares contra um vice-diretor, funcionário público municipal, por ter feito comentários inapropriados, seguidamente, aos funcionários estrangeiros subordinados a ele.
Teria dito frases como “tenho preconceito em relação aos estrangeiros” ou “se um japonês extinguir um incêndio, seria um combate, mas se fosse um estrangeiro, seria uma sabotagem” ou “se houver aumento de estrangeiros que não trabalham, haverá aumento do seikatsu hogo”.
Esse vice-diretor que foi punido, na faixa dos 50 anos, terá corte de salário de 1/10, a partir de sexta-feira, por 3 meses.
Segundo informações da prefeitura, esses comentários foram feitos entre junho do ano passado e fevereiro deste ano, durante o horário de trabalho. O caso veio à tona depois que os funcionários consultaram o Centro de Direitos Humanos da Província de Shiga em março deste ano.
Esse vice-diretor teria declarado que seus comentários foram “descuidados e inapropriados”.
Na cidade de Konan, 7% da população são estrangeiros, grande parte de brasileiros, por isso vem promovendo a convivência multicultural.
Em coletiva de imprensa, a equipe da prefeitura apresentou um pedido de desculpas publicamente, informando que farão esforços para restaurar a confiança e serão realizados treinamentos para evitar a recorrência.
Fontes: MBS e NHK