A Coreia do Norte lançou mais centenas de balões carregando lixo em direção à Coreia do Sul nos últimos 2 dias, disseram as forças sul-coreanas no domingo (9), em meio a tensões aumentadas sobre a contínua campanha de envios de balões de Pyongyang.
O Estado-Maior Conjunto (JCS) disse que havia detectado cerca de 300 balões de lixo lançados pelo Norte desde sábado (8), com mais de 80 deles aterrissando na Coreia do Sul e o restante, aparentemente, falhando em chegar ao país.
Os balões mais recentes pareciam estar carregando lixo, como restos de papel e plástico, disse o JCS, citando que estava se preparando para a possibilidade do Norte fazer mais lançamentos.
A mais recente campanha de envio de balões ocorreu após o lançamento de grandes balões de grupos civis sul-coreanos carregando propaganda anti-Pyogyang para o Norte entre quinta-feira (6) e sexta-feira (7).
Desde 28 de maio, o Norte dirige a campanha de balões, a qual ele descreveu como resposta “olho por olho” àquela anti-Pyongyang por ativistas na Coreia do Sul. O Norte lançou cerca de mil balões de lixo para o Sul no mês passado e no início da semana passada.
Autoridades orientaram as pessoas a não tocarem os objetos e reportá-los a autoridades militares ou polícia, alertando sobre possíveis danos em decorrência dos balões.
Fonte: Yonhap