Um aspecto peculiar da vida no Japão que as pessoas descobrem logo após se mudarem para o país é que há uma música especial culturalmente aceita que é tocada por todos os tipos de lojas 15 minutos antes de seus designados horários de encerramento de atendimento ao público.
É uma música leve destinada a incentivar gentilmente os clientes a perceberem que é melhor se apressarem para que os funcionários possam chegar em casa a tempo.
A música chamada “Hotaru no Hikari” (Luz dos Vaga-Lumes) é geralmente tocada em graduações porque ela lida com o ato de estudar muito e sob condições difíceis, tal como a única luz sendo a dos vaga-lumes.
Então, ela tem um sentimento herdado de encerramento, assim como sugere que está tarde da noite.
A Hotaru no Hikari foi escrita em 1881 por Chikai Inagaki e ela copia a partitura musical de “Auld Lang Syne” nota por nota.
Mesmo hoje, ela pode ser ouvida em inúmeros estabelecimentos no Japão.
A rede de lojas de 100 ienes Daiso, entretanto, anunciou que abandonará a Hotaru no Hikari no futuro próximo.
A rede diz que o crescente número de turistas estrangeiros não sabe que a música significa o fim do horário de funcionamento e continuam a circular pelas lojas.
Então, a Daiso se juntou com a provedora de músicas para lojas USEN a fim de criar uma nova de encerramento intitulada “Good Day – Closing Music”.
Na produção da nova música, 150 homens e mulheres foram entrevistados para descreverem os elementos de uma música de encerramento. As principais respostas foram que deveria ser “nostálgico”, “quieto” e “relacionado ao futuro”.
O tempo dirá se a nova música terá algum efeito, mas muitos leitores apresentaram uma questão óbvia: “Se os estrangeiros não conseguem entender o significado de Hotaru no Hikari, então como eles possivelmente entenderão o significado de uma música completamente original?”
Outros em comentários online simplesmente se divertiram tentando sugerir possíveis alternativas:
“Se eles tocarem alguma do BTS as pessoas simplesmente vão querer sair de qualquer jeito”.
“Adoraria se eles tocassem o tema de Darth Vader”.
“Por que eles não mantêm a música e façam anúncios em diferentes idiomas sobre ele?”
Algumas lojas no Japão são cautelosas em fazer anúncios de encerramento diretamente porque elas querem evitar serem vistas como grosseiras ao pedir que clientes valiosos saiam logo.
Por outro lado, qual música poderia ser universalmente usada para comunicar tal ideia de uma maneira que transcende língua e cultura?
Qual a sua opinião?
Fonte: Sora News