O “Doctor Yellow” do Japão, um trem-bala que testa trilhos, será aposentado em janeiro, disse sua operadora nesta quinta-feira (13), com planos de eventos de despedida, os quais oferecerão aos fãs uma chance de agradecer ao shinkansen amarelo por ter mantido os serviços de alta velocidade, também revelados.
Como o trem unicamente colorido sempre funcionou em um cronograma não revelado, ele é considerado um unicórnio entre os shinkansens do país. Esse status significa há muito tempo que o Doctor Yellow “torna felizes as pessoas que o avistam”.
A Central Japan Railway Co., que opera o trem de inspeção na linha Tokaido, disse que não construirá um sucessor.
Ao invés disso, ela inspecionará a condição dos trilhos e fios superiores a partir dos trens-balas da série N700S que serão equipados com equipamento de teste e observação a partir de 2027.
A West Japan Railway Co., que opera um outro Doctor Yellow na linha Sanyo, também disse que planeja aposentar o trem por volta de 2027.
O atual Doctor Yellow, ou Classe 923, foi introduzido em 2001. Ele opera entre as estações de Tóquio e Hakata uma vez a cada 10 dias.
A JR Central disse que planeja realizar eventos, como exibições do trem sendo lavado.
Ela também oferecerá às pessoas oportunidades de embarcar no trem e venderá souvenirs comemorativos.
Fonte: Mainichi