Doença mão-pé-boca alcança nível de alerta em região no Japão

A doença, que atinge o pico em junho e julho, causa erupções cutâneas nas mãos, pés e dentro da boca, geralmente acompanhadas por febre.

Níveis recordes da te-ashi-kuchi-byou em várias áreas na região Kansai (ilustrativa/banco de imagens)

A doença mão-pé-boca (te-ashi-kuchi-byou) uma infecção viral contagiosa leve comum em crianças pequenas, alcançou níveis recordes em várias áreas na região Kansai, oeste do Japão, pela primeira vez em 5 anos.

Publicidade

A doença, que geralmente atinge o pico em junho e julho, causa erupções cutâneas nas mãos, pés e dentro da boca, geralmente acompanhadas por febre.

Embora seja raro, ela pode levar a complicações como meningite.

Geralmente, a doença é uma preocupação devido ao risco de desidratação, visto que crianças evitam comer e beber por causa da dor na boca.

Em Osaka, o número de pacientes por instituição médica ficou na média de 6.11 na última semana, ultrapassando o nível de alerta de 5 pela primeira vez em cinco anos.

A doença já excedeu níveis de alerta nas províncias de Hyogo, Nara e Quioto, se espalhando por toda a região Kansai.

O aumento incomum de infecções neste ano está ligado a medidas preventivas tomadas durante a pandemia ade covid-19.

Devido ao impacto da covid-19, muitas crianças não contraíram a doença, então acredito que muitas agora estão sendo infectadas”, disse Koji Kanazaki, diretor da Clínica Infantil Kanazaki.

A doença, que se espalha no verão, afeta primariamente crianças com menos de 5 anos através de gotículas e contato. Adultos com imunidade enfraquecida também podem contrai-la.

De acordo com especialistas, medidas preventivas durante a pandemia de coronavírus levaram a menos surtos, resultando em mais crianças sem imunidade, o que pode explicar o aumento nos casos.

Enquanto o risco de doença grave seja baixo, ela pode às vezes levar à meningite ou encefalite, mas a maioria dos casos se recupera dentro de poucos dias.

Para prevenir infecções, medidas básicas de higiene são fundamentais: lavar bem as mãos, gargarejar e usar máscara.

Mesmo após a recuperação, não descuide, visto que o vírus pode sobreviver nas fezes por 2 ou 4 semanas após os sintomas desaparecerem.

Fonte: News on Japan

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Tensão no bairro chinês pelo incêndio gigantesco

Publicado em 8 de junho de 2024, em Sociedade

Essa área costuma estar cheia de turistas japoneses e estrangeiros, por isso, o clima foi de elevada tensão com o incêndio gigantesco, com 14 imóveis afetados.

Foto do foco do incêndio, enviada por um telespectador da ANN

Segundo informações da polícia, por volta das 17h50 de sexta-feira (7), entrou uma chamada no 119 informando de um incêndio em uma casa em Naka-ku, cidade de Yokohama (Kanagawa), no icônico bairro chinêsChinatown.

Publicidade

A casa foi totalmente destruída, e o fogo se alastrou para pelo menos mais 13 outros imóveis, residenciais e comerciais, pois é uma área cheia de restaurantes.

Foram enviados 65 caminhões do Corpo de Bombeiros e também um helicóptero para o combate ao incêndio.

Bombeiros e policiais cercaram a área pedindo para os pedestres não se aproximarem, criando um clima de tensão em meio à fumaça e ao calor

O incêndio foi extinto em cerca de 2 horas e meia e não há relatos de feridos porque os residentes e os funcionários foram evacuados a tempo.

Os peritos da polícia e dos bombeiros investigam a origem e a causa do incêndio.

Chinatown branca de tanta fumaça e bombeiros no local (ANN)

Fontes: ANN e NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - junto a comunidade no Japão
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!