Ensino gratuito às escolas estrangeiras pede comunidade coreana

A comunidade coreana conseguiu obter mais de 60 mil assinaturas para o abaixo-assinado pedindo ensino gratuito às escolas estrangeiras.

Representantes com o abaixo-assinado, com mais de 60 mil assinaturas (Asahi)

Na quinta-feira (13), os residentes coreanos no Japão e os seus apoiantes colheram 62.194 assinaturas e entregaram o abaixo-assinado na Dieta, apelando à “garantia do direito de aprender” para crianças em escolas estrangeiras, como as coreanas, e ao Ministério da Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia do Japão (MEXT) e à Agência para os Assuntos da Criança e da Família.

Publicidade

Apelaram para a expansão do apoio público às escolas estrangeiras, incluindo a aplicação do sistema ao colegial gratuito às instituições de ensino coreanas e à volta dos subsídios do governo local.

O ensino colegial gratuito foi introduzido em 2010, mas o governo do Partido Democrático do Japão não o aplicou às escolas coreanas, e na segunda gestão de Abe acabou sendo excluído da lista em 2013 por falta de entendimento. Os estudantes das escolas coreanas de cinco localidades, incluindo Tóquio e Osaka, entraram com um processo contra o governo, mas todos os casos foram rejeitados pelo Supremo Tribunal. 

O programa pré-escolar gratuito que começou em 2019 também exclui escolas coreanas e outras instituições estrangeiras.

A Lei Básica da Criança, que entrou em vigor em 2013, afirma a ideia de que todas as crianças devem ter os seus “direitos humanos fundamentais garantidos e ser protegidas de tratamento discriminatório”.

Os grupos de mulheres coreanas no Japão, incluindo pais de estudantes coreanos, e outros de apoio japoneses dizem que a exclusão das escolas estrangeiras, incluindo as coreanas, do sistema de apoio está “longe dos ideais da lei, e é um resultado de a decisão do governo de fazê-lo”. Desde novembro do ano passado, os voluntários têm recolhido assinaturas criticando a medida como discriminatória e apelando para as correções.

O responsável pelo MEXT que recebeu as assinaturas afirmou que as escolas colegiais coreanas “não foram reconhecidas como cumprindo os padrões de triagem baseados nas leis e regulamentos”. E em relação ao jardim de infância , disse que “não acreditamos que a qualidade da educação infantil seja sistematicamente garantida”. 

Um representante da Agência para Crianças e Famílias respondeu que “a Lei Básica das Crianças também se aplica às de nacionalidade estrangeira. Gostaríamos de trabalhar para aumentar a conscientização para que o governo como um todo opere de acordo com a lei”.

Fonte: Asahi 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Se gosta de viajar, aproveite a promoção pontual da Jetstar

Publicado em 14 de junho de 2024, em Tome Nota

A promoção pontual da LCC é imperdível, especialmente se pretende visitar algum lugar que nunca tenha ido.

Foto ilustrativa de uma aeronave da Jetstar no KIX (Wikimedia)

A LCC Jetstar Japan começa a sua promoção imperdível – Super Star Sale – para suas 17 rotas domésticas.

Publicidade

O período para voar é bem extenso, incluindo verão deste ano ao inverno 2025, mas é preciso prestar atenção pois há datas que não são alvo da promoção.

As tarifas de um trecho começam com o valor de ¥3.780 e as rotas são:

  • De Narita a Asahikawa, Kochi, Matsuyama, Fukuoka, Kumamoto, Miyazaki, Oita, Okinawa, Kagoshima e Nagasaki
  • De Osaka (KIX) para Narita, Okinawa e Shin-Chitose
  • De Nagoia (Centrair) para Fukuoka

O período dessa promoção pontual é das 17h de sexta-feira (14) às 16h59 de segunda-feira (17).

A Jetstar avisa que se as poltronas disponíveis se esgotarem, pode encerrar antes. Também pode ser que prorrogue. Por isso, se pretende viajar, convém reservar o quanto antes.

Fonte: divulgação 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - junto a comunidade no Japão
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!