A subprefeitura de Naka-ku, da cidade de Yokohama (Kanagawa), informou sobre um erro cometido com um cidadão estrangeiro.
Ele teria comparecido ao balcão da Divisão de Registro Familiar da subprefeitura em 22 de maio para um procedimento de pedido do koseki tohon. O funcionário lhe pediu o passaporte para confirmação da identidade e tirou uma cópia. Depois de lhe pedir assinatura na cópia, esqueceu de devolver o passaporte original. Mais tarde, o estrangeiro entregou o Zairyu Card também para tirar uma cópia.
Segundo a explicação do porta-voz da subprefeitura, sobre o balcão havia vários folhetos quando ele entregou os documentos originais para tirar a cópia. Depois, ele se foi mas não lembrou de pedir o passaporte.
Como entrou uma queixa em 25 de maio, feriado, o chefe da seção foi para o local e vasculhou tudo para encontrar o passaporte. No dia seguinte o documento ainda não havia sido encontrado e o estrangeiro teve que suspender seu voo que era nessa data.
Somente em 27 de maio, o passaporte foi encontrado entre os folhetos no armário. Supõe-se que tenha ficado entre esses papéis quando foi feito seu atendimento.
O encarregado pediu desculpas ao estrangeiro pelo inconveniente e a informação é de que nesse mesmo dia conseguiu um outro voo para embarcar.
A subprefeitura de Naka-ku e a prefeitura de Yokohama estão discutindo como compensá-lo pelo transtorno causado.
Fonte: Kanagawa Shimbun