Este mês, ocorreram casos na província de Wakayama em que um homem que aparenta ser estrangeiro, com deficiência auditiva, pede para comprar uma bandeirola japonesa como doação.
Segundo a Polícia da Província de Wakayama, até quarta-feira (12), duas pessoas fizeram relatos dessa situação.
Em um dos relatos, em 5 deste mês, um homem visitou uma residência, sozinho, com um cartão escrito que é deficiente auditivo para pedir 500 ienes.
Uma mulher na casa dos 40 anos passou por uma experiência semelhante no estacionamento de sua casa. “Um homem com aparência caucasiana, de cabelos castanhos, se aproximou e me mostrou um cartão”, relatou. “Fiquei um pouco desconfortável com o cartão escrito em japonês dizendo que ele tem deficiência auditiva e doei na esperança de que fosse útil. Acabei com uma bandeirinha do Japão na mão”, explicou. Segundo ela, assim que lhe entregou o dinheiro, o homem exigiu o cartão de volta e se foi rapidamente.
Relatos semelhantes têm aparecido um após o outro nas redes sociais de todo o país há vários anos. Algumas postagens sugerem que pode ser uma fraude, mas segundo a polícia da província, é improvável que a pessoa seja acusada de um crime porque se trata de uma doação voluntária e é difícil provar se a pessoa é surda ou não.
Se houver um aumento repentino de casos semelhantes no futuro ou se os pagamentos forem forçados, existe a possibilidade de ver o assunto com cautela.
Fonte: Wakayama Shimpo