Nova rede de observação do megaterremoto, área em vermellho, intitulada N-Net (NHK)
A operação experimental de uma nova rede de observação que está sendo instalada, desde a costa da província de Kochi até o Mar Hyuga-nada (parte do Pacífico, ao sul do país, perto de Kyushu), como preparativo para a ocorrência do megaterremoto Nankai Trough, começará no próximo mês.
Publicidade
Por esta razão, o Instituto Nacional de Pesquisa para Ciências da Terra e Prevenção de Desastres (NIED) denominou essa nova rede de observação de N-net.
Essa nova rede de observação está sendo instalada na área presumida do epicentro e poderá detectar um tsunami até 20 minutos antes da ocorrência e 20 segundos antes de um terremoto.
Ela conecta 36 pontos de observação equipados com sismógrafos e manômetros de água, por meio de cabos submarinos, com extensão total de aproximadamente 1.640 quilômetros.
Agora que metade dos pontos de observação foram instalados, o NIED iniciará a operação experimental no próximo mês.
Os dados de terremotos e tsunamis obtidos por esse sistema serão fornecidos à Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), com a finalidade de serem usados para emissão de alertas de emergência antecipados.
A restante metade dos pontos de observação está prevista para ser instalada durante este ano fiscal.
Círculos em azul ligados com linhas azuis é a área da nova rede de observação, sendo que todos os demais pontos do mapa também são de observação do terremoto (NHK)
Fonte: NHK