A farmacêutica japonesa Kobayashi Pharmaceutical está investigando uma possível ligação entre 76 mortes e seu suplemento que contém o ingrediente “beni-koji” (arroz fermentado vermelho) destinado a reduzir os níveis de colesterol.
Houve vários relatos em todo o Japão que as pessoas que consumiram o suplemento da companhia desenvolveram doença renal e outros problemas de saúde.
Recentemente, a farmacêutica reportou ao Ministério da Saúde que havia recebido 170 consultas de famílias enlutadas.
Ela disse que está investigando 76 desses casos para determinar causalidade ao verificar se os indivíduos tomaram o suplemento e revisar seus diagnósticos médicos.
A farmacêutica explicou que entre as 5 mortes reveladas anteriormente, 1 caso não envolveu o consumo do suplemento.
O ministério instruiu a Kobayashi Pharma sobre o processo de investigação, incluindo pedidos de informação a instituições médicas e análise, e gerenciará o avanço do progresso.
O ministro da Saúde, Keizo Takemi, apontou que a Kobayashi Pharma relatou sobre os casos de morte apenas depois do ministério ter pedido que ela fornecesse informação.
Takemi enfatizou que a situação é profundamente lamentável e acrescentou que o ministério se envolverá diretamente porque ele não pode mais deixar o problema apenas para a companhia.
Fonte: NHK