Um fenômeno misterioso está ocorrendo no mar da costa da cidade de Wajima (Ishikawa), cidade que foi o epicentro do Terremoto da Península de Noto, em 1.º de janeiro deste ano.
As mergulhadoras que buscam pérolas (anma em japonês) relataram terem visto bolhas no mar, deixando-as preocupadas pensando que poderiam ser de alguma falha tectônica. Assim, a especialista em algas marinhas, a japonesa Ryoko Ishikawa, resolveu mergulhar e registrar em vídeo o que poderia encontrar.
No fundo do mar, a 17 metros, encontrou as bolhas borbulhando e registrou tudo em vídeo.
Relatou ter visto bolhas saindo da areia e do meio das rochas, mas não acredita que seja de alguma falha tectônica. Conferiu que as bolhas saem de pelo menos 10 lugares diferentes, de forma intermitente.
De acordo com a especialista, normalmente quando o gás sai do fundo do oceano, muitas vezes é junto com as águas subterrâneas. Mas neste caso parece que sai apenas o gás.
Este fenômeno foi confirmado em pelo menos 10 quilômetros, desde o porto de Wajima até as proximidades do ponto turístico Shiroyone Senmaida.
“Esta (mostrou garrafa PET) é a água do mar coletada ao redor da área onde as bolhas estão aparecendo. Vou levá-la para descobrir quanto sal contém ou se a água é doce”, disse a especialista.
Ela pretende trabalhar com outros especialistas para analisar a composição do gás e investigar o que são as bolhas e por que ocorre o fenômeno.
Fonte: Ishikawa TV