Forte terremoto de magnitude 7 abala sul do Peru

Um forte terremoto abalou a costa, ao sul do Peru, cujo tremor foi sentido até em Lima. A população sofre com os danos e com as réplicas.

Deslizamento de rochas sobre a rodovia do Peru, causado pelo terremoto (Latina Notícias)

À 0h36 de sexta-feira (28), horário de Lima, ocorreu um forte terremoto de magnitude 7,0 a 54 quilômetros a sudoeste de Yauca, Caraveli, Arequipa, no Peru, segundo o Instituto Geofísico del Perú (IGP). 

Publicidade

O terremoto aconteceu a uma profundidade de 42 quilômetros, o que gerou a emissão de alerta de tsunami, o qual foi suspenso depois de 4 horas, após conferir a segurança.

Logo em seguida começaram a ocorrer as réplicas, sendo a primeira à 1h10, de magnitude 4,2 e assim sucessivamente, durante toda a madrugada e de manhã, todas na faixa entre 4,2 a 4,6 de magnitude, na mesma área de Arequipa.

Segundo os noticiários do Peru, as pessoas não conseguiram dormir, até porque muitas casas tiveram danos. O tremor foi sentido até em Lima, a capital do país.

O epicentro do forte terremoto está na faixa chamada Círculo de Fogo do Pacífico, onde se produz 80% das atividades sísmicas do mundo. 

A presidenta Dina Boluarte reuniu sua equipe online, pois está na China, para tomar medidas imediatas, como verificação dos danos e envio de suporte. 

A TV Peru entrevistou o governador regional de Arequipa, o qual informou que há 14 pessoas feridas, mas não graves, e sem vítima fatal.

Há informações de restrições de tráfego em algumas rodovias, como na Panamericana, pois um deslizamento fez as rochas caírem sobre o asfalto. Ainda não há informações dos danos materiais graves. O levantamento está sendo efetuado pela Defesa Civil.

Mapa mostra o epicentro do forte terremoto no Peru, na costa de Arequipa (IGP)

Fontes: IGP, Canal 26, TV Perú e Latina Notícias

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Mais de 400 produtos ficarão mais caros em julho

Publicado em 28 de junho de 2024, em Economia

411 produtos alimentícios ficarão mais caros no mês de julho, sendo que o iene fraco causou 30% dos aumentos.

Imagem: ANN

Nesta sexta-feira (28), o Imperial Databank anunciou que 411 produtos alimentícios estarão sujeitos a aumentos de preços em julho. 

Publicidade

Por categoria, as bebidas alcoólicas e outros tipos de bebidas representaram o maior número de 199 itens. A Mercian, de propriedade da Kirin Holdings, aumentará o preço do vinho importado em até 50%. Alimentos processados (78 itens) foi a segunda categoria mais comum, seguida por doces e snacks (75 itens). Nessa categoria, os aumentos de preços dos produtos à base de chocolate são evidentes devido à elevação acentuada no preço dos grãos de cacau. A Fujiya aumentará os preços de seis produtos de chocolate, incluindo o Look, em aproximadamente 17%.

O preço do pão também será aumentado pela primeira vez em um ano para alguns produtos devido ao aumento do preço das uvas passas e de outros produtos.

Os aumentos de preços planejados para 2024 ultrapassou 10.000 itens por três anos consecutivos, com aumentos de preços planejados para o chocolate e o café, que continuarão em agosto, bem como para massas e outros produtos.

O iene caiu temporariamente para 161 em relação ao dólar, o nível mais fraco em 37 anos e meio, e dos itens para os quais está planejado um aumento de preço até novembro, cerca de 30% do total foi causado devido ao iene fraco, aproximadamente três vezes mais do que no mesmo período do ano passado.

O número de itens pode aumentar ainda mais no futuro, já que o custo das matérias-primas importadas aumenta devido ao iene fraco.

Fonte: Nikkei

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão