À 0h36 de sexta-feira (28), horário de Lima, ocorreu um forte terremoto de magnitude 7,0 a 54 quilômetros a sudoeste de Yauca, Caraveli, Arequipa, no Peru, segundo o Instituto Geofísico del Perú (IGP).
O terremoto aconteceu a uma profundidade de 42 quilômetros, o que gerou a emissão de alerta de tsunami, o qual foi suspenso depois de 4 horas, após conferir a segurança.
Logo em seguida começaram a ocorrer as réplicas, sendo a primeira à 1h10, de magnitude 4,2 e assim sucessivamente, durante toda a madrugada e de manhã, todas na faixa entre 4,2 a 4,6 de magnitude, na mesma área de Arequipa.
Segundo os noticiários do Peru, as pessoas não conseguiram dormir, até porque muitas casas tiveram danos. O tremor foi sentido até em Lima, a capital do país.
O epicentro do forte terremoto está na faixa chamada Círculo de Fogo do Pacífico, onde se produz 80% das atividades sísmicas do mundo.
A presidenta Dina Boluarte reuniu sua equipe online, pois está na China, para tomar medidas imediatas, como verificação dos danos e envio de suporte.
A TV Peru entrevistou o governador regional de Arequipa, o qual informou que há 14 pessoas feridas, mas não graves, e sem vítima fatal.
Há informações de restrições de tráfego em algumas rodovias, como na Panamericana, pois um deslizamento fez as rochas caírem sobre o asfalto. Ainda não há informações dos danos materiais graves. O levantamento está sendo efetuado pela Defesa Civil.
Fontes: IGP, Canal 26, TV Perú e Latina Notícias