O gigante da tecnologia dos EUA, Google, anunciou um plano para desenvolver modelos de inteligência artificial (IA) adaptados a necessidade específicas das 47 províncias do Japão.
O presidente do Google Japan, Shinji Okuyama, anunciou as estratégias de negócios de inteligência artificial (IA) da empresa no Japão na quarta-feira (19) em Tóquio.
Ele disse que a companhia visa desenvolver modelos de IA adaptados a necessidades regionais específicas das províncias como parte de seus serviços para governos locais, com a meta de introduzi-los até 2027.
O Google planeja endereçar desafios regionais causados por problemas como envelhecimento da sociedade e força de trabalho em declínio.
O gigante da tecnologia já começou a desenvolver um sistema de IA para solucionar as disparidades entre vagas de trabalho e candidatos na província de Osaka. A companhia planeja propor soluções similares a outros governos locais.
Okuyama disse que áreas regionais podem enfrentar mais questões sociais únicas ao Japão do que grandes cidades.
Ele também disse que a companhia visa fazer parceria com governos locais para descobrir potencial para resolver tais problemas.
Outras gigantes da tecnologia dos EUA como a Microsoft e a Amazon Web Services já oferecem serviços para governos locais no setor de sistemas de Tecnologia da Informação (TI).
Observadores dizem que o anúncio do Google provavelmente intensificará a competição com companhias japonesas que desenvolvem IA generativa.
Fonte: NHK