
O problema de roubos de celulares é particularmente grave em grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro (ilustrativa/banco de imagens)
O Google disse na terça-feira (11) que escolheu o Brasil, um país onde cerca de 2 celulares são roubados a cada minuto, para testar um novo sistema de inteligência artificial (IA) para bloquear automaticamente smartphones Android que foram levados.
Usuários no Brasil, disse a gigante da tecnologia em seu blog, agora terão acesso a recursos como espaço privado para esconder apps com dados sensíveis atrás de um PIN (Personal Identification Number ou Número de Identificação Pessoal) separado, e um bloqueio de tela automático se a IA detectar movimento repentino indicando roubo.
Um outro recurso novo é a habilidade de bloquear acesso a dados de dispositivo remotamente, sem a necessidade de senha, ao simplesmente usar o número de telefone.
Artigos relacionados
“O feedback dos brasileiros inspirou esses recursos antirroubo, e o país será o primeiro a testá-los”, disse o Google.
A versão piloto estará disponível no Brasil a partir de julho, antes do app ser lançado mais amplamente no fim deste ano para bilhões de dispositivos.
A principal competidora móvel do Google, a Apple, lançou um sistema antirroubo para iOS em janeiro.
De acordo com os dados mais recentes do Fórum do Brasil sobre Segurança Pública, uma ONG (Organização sem Fins Lucrativos), o país registrou cerca de 1 milhão de roubos de celulares em 2022, ou 1.9 a cada minuto.
Isso foi um aumento de 16,6% de 2021, com o problema particularmente grave em grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.
Fonte: Japan Today







