Governadora de Tóquio, Yuriko Koike, busca reeleição

Governadora de Tóquio, Yuriko Koike, busca reeleição em corrida sem precedentes com rival da oposição.

Yuriko Koike foi a primeira mulher a atuar como líder da forte população de 14 milhões de pessoas de Tóquio (Wikimedia Commons/Secretariado do Gabinete de Relações Públicas)

A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, disse que buscaria um terceiro mandato como líder da capital japonesa, estabelecendo uma corrida sem precedentes entre duas mulheres para uma das posições de mais alto perfil na política do país.

Publicidade

Koike, de 71 anos, fez o anúncio em uma assembleia metropolitana na quarta-feira (12), cerca de uma semana antes do início da campanha oficial para a votação em 7 de julho.

Ela promoveu as iniciativas de Tóquio sob sua liderança para combater grandes questões que o Japão enfrenta, como queda na natalidade, o avanço das mulheres e digitalização.

Sua ação ocorre após a legisladora o Partido Constitucional Democrático da oposição, Renho Saito, ter lançado o chapéu em maio, prometendo “resetar” a política de Tóquio e usar o posto para se opor ao Partido Liberal Democrático (PLD) em dificuldades do primeiro-ministro Fumio Kishida.

Uma vitória de Koike provavelmente seria um alívio para o partido dominante, o qual ela era membro.

Uma derrota para a oposição ressaltaria ainda mais os infortúnios de Kishida após o suporte para seu Gabinete ter caído para uma nova baixa em uma grande pesquisa no último fim de semana.

Como primeira mulher a atuar como líder da forte população de 14 milhões de pessoas de Tóquio, Koike é conhecida por quebrar uma série de tetos de vidro na política japonesa.

Ela foi a primeira mulher a concorrer pela liderança do PLD.

Já Renho, de 56 anos, é conhecida pelos seus ataques sobre gastos públicos ineficazes, assim como seu estilo combativo no Parlamento.

Ela atuou em várias posições ministeriais durante a administração de 2009 a 2012 do agora extinto Partido Democrático e se tornou líder de partido em 2016.

Renho renunciou no ano seguinte após uma derrota em uma eleição local.

Koike e Renho – ambas ex- apresentadoras de TV – são as mais conhecidas em uma lista de candidatos que o Tokyo Shimbun e outras mídias nacionais dizem que provavelmente se estenderá em mais de 20 candidatos.

Fonte: Straits Times

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

China instala cronômetros em banheiros de famoso local turístico

Publicado em 13 de junho de 2024, em Ásia

Funcionários do Yungang Grottoes dizem que os cronômetros foram instalados para lidar com o aumento no número de visitantes.

Cronômetros digitais instalados na parte superior de uma fileira de banheiros femininos em local turístico na China (X/@jenniferzeng97)

Um popular Local de Patrimônio Mundial da UNESCO na China agora tem cronômetros instalados em seus banheiros, os quais mostram a duração que um compartimento sanitário esteve em uso.

Publicidade

O Yungang Grottoes na cidade de Datong, província de Shanxi, local o qual milhões de pessoas visitam todos os anos e onde há 252 cavernas e 51 mil estátuas de Buda, está dando o que falar devido aos seus banheiros digitalizados.

A instalação dos cronômetros foi criticada por muitas pessoas no país, as quais disseram que era para limitar o uso do banheiro.

Um vídeo compartilhado na mídia social chinesa e em sites de notícias mostrou cronômetros digitais instalados na parte superior de uma fileira de banheiros femininos. Cada compartimento mostrava o tempo que ele ficou fechado, sugerindo que estava em uso.

Um funcionário do local disse ao Xiaoxiang Morning Herald, um jornal estatal, que os novos cronômetros foram instalados para lidar com um aumento no número de visitantes, mas não para policiar o tempo gasto no banheiro.

É impossível que nós iremos expulsar alguém do banheiro no meio do processo, e estamos estabelecendo um limite de tempo tal como de 5 ou 10 minutos sobre o quanto alguém pode usar os banheiros”.

Um outro funcionário disse ao Nanchang Evening News que os cronômetros estão operacionais desde 1º de maio deste ano e que eram para garantir o “bem-estar de todos os visitantes no caso de alguém usar o toilet por muito tempo e uma emergência ocorra”.

Muitas pessoas foram à mídia social e perguntaram sobre a necessidade de cronômetros em um local turístico e disseram que foi um mau uso de dinheiro, o qual poderia ter sido investido para construir mais banheiros.

Mais de 3 milhões de turistas visitaram a Yungang Buddhist Grottoes em 2023, uma das maiores atrações no norte da China.

Fonte: The Independent

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - junto a comunidade no Japão
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!