Incêndios sem precedentes no Pantanal: governo decreta situação de emergência

O Pantanal no Brasil está passando por uma tragédia ambiental sem precedentes, por isso, o governo de MS decretou situação de emergência.

Imagem de um dos incêndios no Pantanal (Joédson Alves/Agência Brasil)

O Pantanal é uma das maiores áreas úmidas do mundo, com extensão de aproximadamente 200 mil quilômetros quadrados. O Brasil está com a maior área de incêndios florestais, mas os vizinhos – Bolívia e Paraguai – que fazem fronteira também estão preocupados.

Publicidade

“É uma situação extremamente grave. Nós temos alocado todos os nossos recursos neste momento. Mas é importante lembrar que em abril nós decretamos uma situação de emergência ambiental, por conta da condição climática que a gente já enxergava. Nós estamos nos preparando desde janeiro, abril decretamos a situação de emergência e ontem (segunda-feira, 24) uma situação de emergência que vale para os municípios até para dar essa capacidade de resposta não só dos municípios, mas da própria defesa civil de cada uma das localidades. Nesse exato momento nós estamos, com todas as nossas forças no Pantanal, o Corpo de Bombeiro Militar, Defesa Civil, brigadistas, os recursos tecnológicos existentes, aeronaves e o Governo Federal nos apoiando também”, afirmou Eduardo Riedel, governador do estado do Mato Grosso do Sul. 

Vista aérea de uma das áreas consumidas pelo incêndio (Agência de Notícias do MS)

“Estamos enfrentando uma das piores situações já vistas no Pantanal. Toda a bacia do Paraguai sofre grave escassez de água”, afirmou Marina Silva, Ministra do Meio Ambiente. 

Repercussão mundial dessa tragédia no Pantanal

A situação gravíssima do bioma do Pantanal repercute no mundo todo, inclusive no Japão. Mas, grande parte dos noticiários do Brasil não informam quantas vidas já foram ceifadas, como as dos indígenas. Tampouco informa sobre as perdas dos animais silvestres.

Bombeiros trabalham dia e noite (Agência de Notícias do MS)

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais do Brasil, que cobre a maior parte do Pantanal, relatou 2.363 incêndios no Pantanal brasileiro até 23 de junho, cinco vezes mais do que em 2005, que havia sido o maior número de incêndios até então.

Foi salientado que isto se deve às contínuas condições de seca e pouca chuva. Segundo a análise realizada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) mostra que, entre 1.º de janeiro e 23 de junho deste ano, os incêndios no Pantanal consumiram 627 mil hectares de vegetação.

Mato Grosso do Sul pede ajuda ao governo federal

Uso de aeronaves para extinção dos incêndios no Pantanal (Agência de Notícias do MS)

O governo de Mato Grosso do Sul pediu ajuda ao governo federal e aos ministérios para o envio de aeronaves de grande porte para o combate aos incêndios. 

O governo federal irá liberar R$ 100 milhões para ações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) de combate aos incêndios no Pantanal, bioma que está em situação de emergência, informou a Agência Brasil na terça-feira (25).

Fontes: NHK, O Eco, Agência de Notícias de MS e Agência Brasil

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Ricardo Bacelar em turnê no Japão, depois de 6 anos

Publicado em 26 de junho de 2024, em Tome Nota

Se gosta de MPB, a música de qualidade, assistir a esse show será um bálsamo para seus ouvidos. É imperdível. Assista a um vídeo dele.

Ricardo Bacelar (divulgação)

O compositor, pianista, produtor e multi-instrumentista brasileiro Ricardo Bacelar virá ao Japão para uma turnê. Desde sua última vinda em 2018, Bacelar vem trabalhando para popularizar a música brasileira no Japão. 

Publicidade

Até o momento, foram lançados três álbuns no Japão: Paracosmo, Congênito e Nós e o Mar, todos campeões de vendas.

Ricardo Bacellar é cearense. Fundou seu próprio selo, Jasmine Music, e é dono de um dos mais importantes estúdios de gravação do Brasil.

Atua como membro do grupo musical “Hanoi Hanoi” há muitos anos. Como artista solo, lançou cinco discos e gravou com grandes músicos como Belchior, Erasmo Carlos, Luiz Melodia, Adriana Calcanhotto, Edinaldo, Lulu Santos e Amelinha. Por duas vezes foi eleito o artista mais tocado nas estações de rádio de jazz americanas. Também é membro votante do Latin Grammy Awards e do Grammy Awards. 

Os shows de Ricardo Bacelar prometem encantar o público com suas músicas de alta qualidade, refinadas e gostosas de ouvir. 

Veja abaixo as datas, horários e como adquirir os ingressos para o Ricardo Bacelar Japan Tour 2024.

Assista a um vídeo do Ricardo Bacelar e se encante.

Fonte: divulgação

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão