Japão busca expandir produção de chips e governos locais antecipam benefícios econômicos

Uma ampla variedade de empresas apoia a indústria de semicondutores, e governos locais estão esperando efeitos de oscilação positivos dessas iniciativas.

Uma ampla variedade de empresas apoia a indústria de semicondutores (ilustrativa/banco de imagens)

Em uma tentativa de fortalecer redes de fornecimento e segurança econômica após a escassez global de semicondutores causada pela pandemia da covid-19, o governo está encorajando empresas e outras organização a expandir produção doméstica de chips.

Publicidade

Planos de construir fábricas para indústrias relacionadas a semicondutores foram mapeados em todo o país.

Uma ampla variedade de empresas apoia a indústria de semicondutores, e governos locais estão esperando efeitos de oscilação positivos dessas iniciativas.

Auge da construção

Um lote de terra na área leste do Aeroporto de New Chitose, portão de entrada para Hokkaido, estava recentemente aglomerado com guindastes. Uma planta para a fabricante de chips Rapidus Corp. que tem sede em Tóquio está sendo construída no local em ritmo rápido.

A Rapidus foi estabilizada em 2022 e é financiada por principais companhias japonesas. Ela também recebe suporte financeiro do governo central.

A companhia espera iniciar a operação de um protótipo de linha de produção na planta em abril do ano que vem, a fim de se preparar para funcionamento de escala integral em 2027.

A construção da planta também criou trabalhos na área de limpeza, segurança e outros. A Câmara do Comércio e Indústria de Chitose, que atua como ponto de contato para empresas relevantes e outras atividades, recebe várias consultas relacionadas à Rapidus.

Os preços e terrenos também estão subindo. De acordo com valores oficiais de março divulgados pelo Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo, 4 de 10 locais a nível nacional que registraram os maiores aumentos em preços de terreno residencial estavam em Chitose.

Posições recém-estabilizadas

A fabricante líder de semicondutores por contrato de Taiwan, a Powerchip Semicondutor Manufacturing Corp. (PSMC), em parceria com a empresa de títulos imobiliários com sede em Tóquio SBI Holdings, planeja iniciar operações de uma nova planta em 2027 no vilarejo de Ohira (Miyagi).

O vilarejo de Ohira é lar para Toyota Motor East Japan Inc. e sua área ao redor abriga muitas companhias relacionadas a automóveis.

Visto que as indústrias automotivas e de semicondutores compartilham terreno comum, governos locais em áreas ao redor estão estabilizando novos departamentos ou posições para apoiar a indústria de semicondutores a fim de aproveitar a oportunidade.

A cidade de Sendai também criou um novo posto de chefe de seção responsável por indústrias relacionadas a semicondutores em 1º de junho.

Sendai promoverá estudos, assim como vendas e atividade de marketing, para trazer negócios relacionados à cidade, levando em consideração que um escritório de fábrica será aberto na capital de Miyagi já em julho.

Fonte: Yomiuri

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Trem histórico Yakumo Express encerrou operações com evento especial em Izumo

Publicado em 18 de junho de 2024, em Artigos de Turismo

O icônico Yakumo realizou sua última viagem programada em 15 de junho, com um evento especial na cidade de Izumo para comemorar a sua aposentadoria.

O Yakumo com destino à cidade de Izumo, província de Shimane (Wikimedia Commons/MaedaAkihiko)

O icônico trem expresso Yakumo da série 381, introduzido durante a era da Japan National Railways (JNR), realizou sua última viagem programada em 15 de junho, com um evento especial na cidade de Izumo (Shimane) para comemorar a sua aposentadoria.

Publicidade

A série 381 do Yakumo, que conectava a região San’in e a província de Okayama, concluiu sua última operação regular na manhã de sábado (15).

No depósito do veículo na cidade de Izumo, um evento de despedida destacou uma exibição das várias placas de destino do trem. Dentre os participantes estavam 120 selecionados por sorteio.

O Yakumo será aposentado do serviço regular, mas deve operar como trem especial durante picos de períodos de viagem.

Fonte: News on Japan, NTV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - junto a comunidade no Japão
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!