Está para nascer o maior data center de inteligência artificial (IA) da Ásia no lugar da atual planta da Sharp, mais especificamente sua subsidiária Sakai Display Products (SDP), na cidade de Sakai (Osaka).
O motivo é que a Sharp irá encerrar suas atividades dos grandes painéis LCD para aparelhos de tevê no final de setembro, conforme anunciou em maio.
O motivo é que o desempenho tem sido insatisfatório nos últimos anos e não há perspectivas de melhoria nos lucros.
Sharp cederá fábrica para nova empresa de IA
O presidente da Sharp, Po-Hsuan Wu, anunciou na segunda-feira (3) uma política para converter essa fábrica em um data center de IA, junto com as empresas japonesas KDDI e Datasection, e a americana Super Micro Computer, pois estabeleceram uma joint venture. As 4 empresas querem construir o maior data center de IA da Ásia.
“À medida que a tecnologia relacionada à IA está evoluindo a um ritmo acelerado, o processamento também está aumentando rapidamente no Japão. Há uma necessidade de construir um data center de IA que possa lidar com isso”, disse o porta-voz da Datasection.
As 4 empresas trabalharão juntas para instalar equipamentos com a plataforma de cálculo de IA de ponta GB200 NVL72 da Nvidia e sistemas de refrigeração de última geração para reduzir o calor gerado pelos equipamentos, com o objetivo de iniciar as operações o mais rápido possível.
“Através da construção deste data center de IA, trabalharemos com parceiros comerciais em vários setores para construir uma sociedade sustentável através dos negócios e contribuir para a revitalização do Japão como um todo”, declarou a KDDI em material para a imprensa.
Fontes: KTV e KDDI