Megaterremoto Nankai Trough: início da nova rede de observação

A operação experimental da nova rede de observação do temido megaterremoto começará em breve.

Nova rede de observação do megaterremoto, área em vermellho, intitulada N-Net (NHK)

A operação experimental de uma nova rede de observação que está sendo instalada, desde a costa da província de Kochi até o Mar Hyuga-nada (parte do Pacífico, ao sul do país, perto de Kyushu), como preparativo para a ocorrência do megaterremoto Nankai Trough, começará no próximo mês. 

Publicidade

Por esta razão, o Instituto Nacional de Pesquisa para Ciências da Terra e Prevenção de Desastres (NIED) denominou essa nova rede de observação de N-net.

Essa nova rede de observação está sendo instalada na área presumida do epicentro e poderá detectar um tsunami até 20 minutos antes da ocorrência e 20 segundos antes de um terremoto.     

Ela conecta 36 pontos de observação equipados com sismógrafos e manômetros de água, por meio de cabos submarinos, com extensão total de aproximadamente 1.640 quilômetros.

Agora que metade dos pontos de observação foram instalados, o NIED iniciará a operação experimental no próximo mês.

Os dados de terremotos e tsunamis obtidos por esse sistema serão fornecidos à Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), com a finalidade de serem usados para emissão de alertas de emergência antecipados

A restante metade dos pontos de observação está prevista para ser instalada durante este ano fiscal.

Círculos em azul ligados com linhas azuis é a área da nova rede de observação, sendo que todos os demais pontos do mapa também são de observação do terremoto (NHK)

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Kioxia fecha acordo com os bancos para adiar dívida de 540 bi

Publicado em 18 de junho de 2024, em Economia

Além de conseguir adiar a quitação da dívida, a Kioxia conseguiu obter uma linha de crédito extra, o que a ajudará a na expansão da fabricação de semicondutores.

Logo da Kioxia (ANN)

A Kioxia Holdings, líder mundial na indústria de semicondutores e memórias flash, anunciou, na segunda-feira (17), que chegou a um acordo para estender o prazo de reembolso de aproximadamente 540 bilhões de ienes em empréstimos feitos em um grupo de instituições bancárias, incluindo 3 megabancos.

Publicidade

Segundo a empresa, esse valor deveria ser reembolsado ainda no mês de junho, mas não conseguiria fazê-lo. Também foi estabelecida uma linha de crédito adicional de 210 bilhões de ienes.

Espera-se que os recursos sejam utilizados para estabilizar a base empresarial, bem como para investimento de capital, à medida que a inteligência artificial (IA) se torna mais difundida e a procura por aumento de memória para os centros de dados e outras aplicações aumenta.

Devido à recessão na indústria de semicondutores e memórias flash que ela fabrica, os resultados financeiros da Kioxia para o ano fiscal de 2023 (de abril do ano passado a março deste ano) ficaram no vermelho, com um lucro líquido de 243,7 bilhões de ienes. Isso ocorreu pelo segundo ano consecutivo.

Porém, recentemente, os preços de venda subiram e as expedições aumentaram, por isso a indústria espera que recuperação na demanda.

Fontes: ANN e NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - junto a comunidade no Japão
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!