Imagem ilustrativa de tufão (PM)
Segundo o resultado da análise da empresa de meteorologia WeatherNews divulgado na terça-feira (4), sobre os tufões, a ocorrência desse fenômeno este ano deverá ser um pouco menor.
Publicidade
Estima-se que poderão ocorrer 23 tufões no ano, já incluindo os dois primeiros do ano em maio. O motivo é que espera-se a ocorrência do fenômeno La Niña neste verão.
Devido ao fenômeno El Niño que ocorreu até a primavera, as temperaturas da superfície do mar em todo o Oceano Índico continuarão a ser mais elevadas do que o normal. Além disso, as probabilidades de que o La Niña ocorra no final do verão ou no outono são altas.
Como resultado disto, a atividade convectiva nas principais áreas geradoras de tufões é menos ativa do que o normal durante a primeira metade do verão. No entanto, pode se tornar mais ativa a partir da segunda metade, por isso, o número de tufões será ligeiramente inferior à média anual de 25,1.
Uma pesquisa recente mostra que nos anos em que ocorrem o La Niña, os tufões tendem a ocorrer com menos frequência nas regiões tropicais a leste de 150 graus da longitude leste, e com mais frequência do que o normal no mar ao sul do Japão.
Por isso, quando for divulgada a ocorrência do desenvolvimento de um ciclone tropical é preciso tomar medidas preventivas precocemente contra o tufão, pois ele tende a se deslocar rapidamente.
O mesmo estudo também mostra que nos anos em que ocorrem o fenômeno La Niña, há uma tendência de que menos tufões formados a leste das Filipinas possam fazer um curso em sentido ao Japão. Por outro lado, espera-se que mais tufões se movam em direção ao Mar da China Meridional.
Fonte: WeatherNews