Peru: depois do terremoto de 7,0 outro de magnitude 6,4

As réplicas de magnitude 4 ou acima continuam no Peru depois do terremoto de 7,0. Uma de magnitude 6,4 fez a população despertar de madrugada.

Epicentro da réplica de 6,4 no Peru (IGP)

Depois do forte terremoto de magnitude 7,0 na costa de Arequipa, no Peru, continuam ocorrendo réplicas e uma delas foi de magnitude 6,4. Essa última réplica de maior intensidade foi às 2h05 de sábado (29), horário local.

Publicidade

O epicentro foi a 42 quilômetros a sudeste de Atiquipa, na província de Caravelí, na região de Arequipa, a uma profundidade de 19,3 quilômetros, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Porém, o Instituto Geofísica del Perú (IGP), informou que foi na costa, a 54 quilômetros a sudoeste do distrito de Chala, em Arequipa, a uma profundidade de 20 quilômetros 

Segundo informações do IGP, não se descarta que os tremores continuem ocorrendo após esse de magnitude 7.

30 feridos e danos em hospitais

A Defesa Civil do Peru disse que a população local sentiu um forte tremor e que as zonas vulneráveis continuam sendo monitoradas e não foram reportados danos de imediato.

Até 1h15 de sábado, o Ministério da Saúde do Peru (Minsa) informou que após o forte terremoto de magnitude 7,0 foram confirmados 30 feridos, dos quais 23 já tiveram alta. Outras 7 permanecem hospitalizadas. 

Além dos feridos, 17 instituições de saúde sofreram danos na infraestrutura. São 5 em Arequipa, 11 em Ayacucho e 1 em Lima.

As equipes de brigadistas estão nos locais afetados para prestar ajuda aos feridos e às famílias afetadas, informou o Minsa. 

Fontes: News Digest, IGP, Voz de America, Gestion e Infobae

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Cuidados com o carro, cabelos, bolsas e câmeras na estação chuvosa

Publicado em 29 de junho de 2024, em Sociedade

Na estação chuvosa (tsuyu) há cuidados especiais para os cabelos, carro, bolsa ou mochila e até com as câmeras de fotografia ou vídeo.

Imagem Ilustrativa

Nos dias mais úmidos a pele até fica mais bonita, porém, os cabelos… Quem nunca ficou incomodado com aqueles fios bobos que não param no lugar? Com umidade não há madeixas que aguentem. É o que você pensa, pois há produtos que podem lhe ajudar a manter os cabelos em ordem, sem arrepios ou revoltosos.

Publicidade

Xô cabelos indomáveis com a umidade

Para deixar os cabelos bonitos e ordenados, há produtos que custam na faixa de 500 ienes, como o MatoMage (pronuncia-se matomeejuu). Depois de arrumar os cabelos, passe o bastão levemente sobre os fios. Só isso é suficiente para acalmá-los. Ele vem em 3 versões: rosa e verde em wax que não precisa sujar as mãos, pois é em bastão, e um em spray. O mais vendido no Japão é o verde. Ele é encontrado nas farmácias e em lojas online (マトメージュヘアスタイリングスティック). Até os cabeleireiros usam esse produto.

Outra dica dos usuários é a linha Form Control da fabricante Schwarzkopf, indicada como excelente para os dias úmidos em que as madeixas “não ficam obedientes”. Eles custam mais caro, mas são indicados por blogueiros e YouTubers do Japão.

Produtos em alta no Japão para cabelos indomáveis: o da Schwarzkopf é a imagem do meio

Além desses, há outros produtos em gel e wax que ajudam os cabelos inquietos em dias úmidos. A dica dos cabeleireiros é de prendê-los para quem tem as madeixas longas. Para quem tem cabelos curtos, o ideal é passar esses produtos famosos.

Dentro da bolsa ou da mochila

Além das galochas e da capa de chuva, o guarda-chuva portátil pode ser muito útil nesses dias chuvosos. Mas, depois de usado pode ser um incômodo dentro da bolsa. Que tal comprar um artigo que pode ser muito útil? É uma capa revestida com um material para absorver toda a água da chuva.

Outro detalhe importante é levar sempre uma toalha de rosto para poder limpar a capa, além de outras partes da roupa ou corpo que se molharam por conta da chuva.

Chamado de 傘カバー (casa cabaa) pode ser encontrado nas lojas online ou de venda de guarda-chuvas

Spray impermeabilizante

Esse spray ajuda muito se for passado no guarda-chuva, na capa, nos calçados de tecido, na bolsa, no chapéu ou boné, nas roupas e até nos bancos do carro. Chama-se 防水スプレー (bousui supuree) e há de várias marcas e preços no mercado. Lembre-se que deve ser passado em superfícies secas. Ele é muito útil para proteção das vestes e calçados em dias de neve, por isso, é sempre bom tê-lo em casa.

Diversas marcas e preços de sprays impermeabilizantes

Cuidados com as câmeras e lentes

Uma das grandes preocupações dos amantes da fotografia são os fungos. Para evitar que eles se instalem nas lentes, é recomendável usar fungicida especial para essa época. É chamado de boukabizai 防カビ剤.

Sugestão dos fotógrafos japoneses: 1 pacote contém 2 unidades

Cuidados com o seu carro

Que tal verificar se a borracha do limpador de vidros está em dia ou se precisa ser trocada? Nada mais inconveniente do que um limpador (ワイパー, pronuncia-se waipaa) ruim em dia de chuva.

Outro produto indispensável é um agente removedor da película de gordura ou óleo do vidro do carro, chamado de ウィンドコーティング剤 (pronuncia-se windo kooteinguzai) ou procurar pela palavra-chave 油膜 (yumaku) nas embalagens ou em pesquisa na web. Há várias marcas no mercado e podem ser adquiridas em lojas especializadas para carros ou online. Esses produtos removem essa película sem danificar o vidro frontal do veículo.

Agente removedor de película de gordura do vidro: várias marcas no mercado

Lembre-se de conferir se o reservatório do limpador de parabrisa está cheio. Se quiser reabastecê-lo, pode comprar um chamado de ウインドウォッシャー液 (pronuncia-se windo wosshaaeki), encontrado em postos de gasolina e lojas especializadas em produtos automotivos. Custam a partir de ¥100. Nada pior do que estar dirigindo e verificar que não tem água ou líquido nesse reservatório.

Líquido para o reservatório para limpeza do parabrisas

Outra coisa é verificar os pneus. Afinal, em dias de chuva, os pneus em bom estado oferecem mais segurança.

Verificar o estado dos pneus é importante

O interior do veículo deve ser mantido limpo e seco, como a casa, para evitar a formação de mofo e ácaros (dani em japonês). Os fungos gostam de umidade e de alimentos. Portanto, procure passar aspirador de pó e remover também a umidade. Pode usar secador de cabelo, jornal para absorver ou produtos específicos, os desumidificadores.

Se você gostou desta matéria, compartilhe com seus amigos.

→ Outras dicas especiais para época de chuva no Japão (toque nos títulos em vermelho).

Fotos: divulgação

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - junto a comunidade no Japão
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!