Um robô facial com “pele de verdade” feito a partir de células humanas foi desenvolvido por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Tóquio e outras instituições.
Aparentemente, o dispositivo ajudará a esclarecer o processo de formação de rugas e reduzir testes em animais no desenvolvimento de cosméticos e medicamentos.
Os pesquisadores conseguiram até desenvolver uma estrutura única que imita a maneira que o movimento do músculo é transmitido para a pele, permitindo que o robô sorria.
Na maioria dos robôs humanoides convencionais borracha de silicone é usada como pele.
Para desenvolver o robô facial mais similar a um humano, a equipe cultivou células de pele humana e criaram pele facial de aproximadamente 2mm de espessura e 25mm em diâmetro, consistindo de uma camada dérmica e uma epidérmica.
Anteriormente, a equipe também desenvolveu um robô em formato de dedo coberto com pele similar.
Shoji Takeuchi, professor de engenharia mecânica na Universidade de Tóquio, disse, “No futuro gostaríamos de integrar a pele com funções como nervos e vasos sanguíneos com um robô que se move usando músculos feitos a partir de células de músculos para torná-lo mais similar a um humano”.
O documento foi publicado no jornal científico Cell Reports Physical Science nesta quarta-feira (26).
Fonte: Mainichi