Segundo o Corpo de Bombeiros, uma mulher, na faixa dos 70 a 80 anos, estava trabalhando na sua horta, por volta das 19h30 de terça-feira (11), quando foi atacada pelas costas por um urso.
A ocorrência foi na cidade de Gero (Gifu), em uma horta pertencente a um ryokan (hotel em estilo japonês) e a vítima foi a gerente. Foi levada ao hospital para receber atendimento aos ferimentos graves no rosto, mas não corre risco de vida.
Segundo a vítima, não sabe dizer o tamanho do urso, mas que parecia ser um filhote.
Por causa desse ataque, o uso do rotenburo (águas termais ao ar livre) desse ryokan foi suspenso temporariamente para evitar outros danos humanos.
O local fica a cerca de 6 quilômetros a sudeste da estação Hida-Osaka, onde há vários ryokan e residências.
Segundo a prefeitura de Gero, vários relatos vêm sendo recebidos desde o começo do ano, por isso tem uma equipe de patrulhamento a partir das 17h30 e pede cuidados à população.
“Esta é a primeira vez que um urso fere uma pessoa nesta área”, disse um caçador, membro da associação de caça local, desde 15 anos atrás.
“É preciso ter cuidado especial ao caminhar de manhã cedo e à noite, pois são os horários que os ursos começam a se mover”, alertou um outro caçador.
Fontes: NHK e CBC TV